Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioDesenvolvimentoADIN mobiliza parceiros para Niassa

ADIN mobiliza parceiros para Niassa

Por CEP – NIASSA

LICHINGA, 3|05|23

ADIN MOBILIZA PARCEIROS PARA NIASSA

OIM – MOÇAMBIQUE EXPANDE O SEU PORTFÓLIO DE PROJECTOS

O Governo Descentralizado Provincial do Niassa, representado por Sua Excia. Governadora do Niassa Elina Judite Massengele e Sua Excelência Secretária do Estado Lina Portugal, recebeu, hoje, dia (2/05), em audiências separadas,
a Chefe da Missão da OIM, Laura Tomm Bonde, que efectua uma visita de cinco (5) dias a Província do Niassa, no âmbito da monitoria das intervenções da OIM na Província, principalmente nos pilares:

  • Humanitário e Resposta a Emergências,
  • Resiliência Comunitária e Construção de Paz e Migração e
  • Gestão de Fronteiras, que a OIM tem implementado em parceria com ADIN nesta província do Norte de Moçambique.

A Chefe da Missão da OIM, Laura Tomm Bonde, nas duas ocasiões disse estar satisfeita pela visita a província do Niassa, pelo facto da OIM ter uma presença programática significativa na Província de Niassa, “onde implementa programas de assistência humanitária através de intervenções na área de abrigo, coordena e faz a Gestão do Centro de Acomodação (CCCM), da Matriz de Monitoramento de Pessoas Deslocados (DTM), respondendo aos impactos criados pela passagem da tempestade tropical Freddy, gere um programa de resiliência comunitária e construção de Paz e faz intervenção na área de construção e melhoria de infra-estruturas comunitárias, para além, de possuir projectos de geração de renda para jovens e coesão social nos distritos de Lichinga, Muembe, Marrupa e Mecula, bem como, fazer intervenção em infra-estruturas da polícia, fronteiras, criação e capacitação de conselhos comunitários de segurança em parceria com o Comando Provincial da PRM e Migração” – disse Chefe da Missão da OIM, Laura Tomm Bonde.

Para o Presidente do Conselho Executivo da ADIN, o Professor Doutor_Armindo Ngunga, a ADIN continuará sempre com a sua missão de mobilizar recursos para o desenvolvimento do Niassa, explorar oportunidades programáticas de acordo com os seus objectivos estratégicos da governação do Niassa.

Especificamente, a ADIN está interessada em continuar a mobilização de parceiros para a implementação de projectos na zona Norte de Moçambique, e neste caso, respondendo às necessidades na Província Niassa, em conformidade com as prioridades do Governo Descentralizado Provincial” – disse o PCE DA ADIN.

Por sua vez a Sua Excia. Elina Judite Massengele, Governadora da Província do Niassa, afirmou estar satisfeita pela presença das duas instituições na Província do Niassa, porque reconhece o papel da ADIN e da OIM no Niassa, pois os planos, programas e acção, estão alinhados com a agenda do governação-2024 e visam complementar as diferentes iniciativas e esforços do Governo em curso.

Niassa reconhece a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da Agência do Desenvolvimento do Norte (ADIN), como parceiro – chave na gestão da migração, bem como, na promoção de soluções para Pessoas Deslocadas Internamente (IDPs) na nossa província” – disse a Governadora do Niassa.

Por outro lado, a Secretária do Estado na Província do Niassa, Sua Excia Lina Portugal, no mesmo contexto, saudou a parceria e a vista da ADIN e da Directora da OIM Moçambique a Província do Niassa, pois, Niassa tem assistido a implementação de projectos nas regiões de Lichinga, Marrupa e Mecula.

É de destacar, o Programa de Resiliência e Desenvolvimento Integrado do Norte (PREDIN) que inclui a Província de Niassa e outros instrumentos para o desenvolvimento da província. Estes e muitos outras, são exemplos de como a ADIN o a OIM estão comprometidos com desenvolvimento do Niassa, complementando dos esforços da nossa governação” – disse a Secretária do Estado, sua Excia. Lina Portugal na ocasião.

É de referir que a OIM finalizou recentemente uma nova proposta para novos projectos e intervenção na Província do Niassa e terá duração de 3 anos.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments