Sábado, Junho 22, 2024
InícioEducaçãoMECANHELAS: Por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna - Pais e...

MECANHELAS: Por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna – Pais e encarregados intados a combater o casamento prematura e desistência escolar

Por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna – 21 de Fevereiro

PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO CHAMADOS A COMBATER CASAMENTOS PREMATUROS E DESISTÊNCIA ESCOLAR

Decorreu nesta Terça – Feira a celebração do Dia Internacional da Língua Materna. No presente ano, a data se celebra sob lema ʻʻ Educação Multilingue – uma Necessidade de Transformar a Educação ˮ.

No distrito de Mecanhelas, as celebrações, tiveram lugar na ZIP de Nguzi, na Escola Primária de Mitepa.

Ao longo do evento, a construção de salas de aulas melhoradas, constituiu uma das maiores preocupações do Lider Mitepa bem como dos demais gestores da escola.

“Agradecemos pela chegada do ensino Bilingue na nossa escola. Hoje, as nossas crianças, tem a possibilidade de aprender não só na nossa língua oficial mais como também materna, fazendo com que aprendam com mais facilidade. Aproveitar também pedir ao Governo, para a construção de salas de aulas condignas para acolher os alunos do povoado de Mitepa que tendem a crescer ao longo dos anos ˮ. Disse o Regulo Mitepa.

Por seu turno, Gregório Simão Tepeliua Bachir, Chefe da Repartição do Ensino Geral, em representação do Senhor Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia Xavier Renade, destacou a importância das línguas maternas na educação bem como apelou aos pais e encarregados de educação na massificação de acções que visam a retenção das crianças nas escolas e construção de salas de aulas com recurso local.

“O ensino bilingue, traz diversas vantagens para o sector de educação. Lembramos que foi em 2018 que este programa foi introduzido na escola de Mitepa. Devido ao seu sucesso, foi alargado para mais escolas. Este ensino, não só visa a facilitar o processo de aquisição conhecimentos por parte dos alunos mais como também, visa a valorizar as nossas línguas maternas ˮ.

“Aproveitar também, convidar todos intervenientes das escolas para combater os casamentos prematuros bem como a desistência escolar. Ainda apelar aos jovens e adultos, para aderirem o Ensino de Jovens e Adultos para dar continuidade a escolaridade ˮ. Finalizou o Chefe da REG.

Por outro lado, foi sustentado que a educação, tem o desafio de expandir o Ensino Bilingue para mais escolas.

De salientar que ao longo do evento, foram distribuídos diversos prémios compostos por materiais escolares aos três melhores alunos do ano lectivo de 2022.

O evento, contou com a participação de pais e encarregados de educação, alunos, professores, gestores das escolas da ZIP, líderes comunitários e demais convidados.

Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia – Mecanhelas

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments