Sábado, Junho 22, 2024
InícioAgriculturaManica: Produção global atinge 950 milhões de meticais

Manica: Produção global atinge 950 milhões de meticais

O distrito de Manica, na província do mesmo nome, centro de Moçambique, alcançou uma produção global calculada em 950.057.801 meticais (cerca de 14,9 milhões de dólares) no ano passado, de uma meta estabelecida em 962.433.729, que corresponde a um grau de cumprimento de 98,71 por cento.  

Os sectores de agricultura, produção animal, floresta, pesca, aquacultura, indústria extractiva, transformadora, alojamento, restaurante e similares são os que mais contribuíram para o incremento da produção global.

Os dados foram tornados anunciados esta quinta-feira (11) durante a apresentação do informe do distrito por ocasião da visita do Secretário de Estado na província de Manica, Fernando Bemane de Sousa.

Fernando de Sousa visitou o distrito de Manica para acompanhar o grau de implementação do Plano Quinquenal do Governo (PQG) 2020 – 2024 e o Plano Estratégico do Distrito, cenário fiscal a médio prazo (2022-24), bem como a execução do Orçamento do Estado – 2023.

Na ocasião, Fernando de Sousa encorajou as estruturas do distrito e a população, em geral, para prosseguirem com as acções de desenvolvimento, trabalhando a terra para o aumento da produção agrária.

“Manica é uma referência na produção agrícola. É considerado um dos celeiros da província. Daqui sai muita produção para o mercado nacional e internacional. Vamos aumentar a produção para combatermos a pobreza”, disse Fernando de Sousa.

Lembrou que é produzindo mais alimentos que a província poderá combater a fome e tirar o país da dependência externa.

“Por exemplo, ainda importamos muita parte daquilo que comemos. Outros produtos até pode ser produzidos localmente, sem termos que depender de fora. A nossa maior aposta deve ser a diversificação e o aumento da produção para eliminarmos a pobreza”, sublinhou o governante.

“Com fome, nenhuma nação pode desenvolver. Ninguém estará preparado para pensar sobre como construir Moçambique se tivermos fome. Portanto, o nosso apelo é que saibamos aproveitar as potencialidades que a mãe-natureza nos oferece para gerarmos riqueza”.

Hoje, primeiro dia de visita ao distrito de Manica, Fernando de Sousa orientou uma sessão extraordinária, reuniu com líderes comunitários, funcionários público e visitou uma empresas de exploração e processamento de ouro.

Na sexta-feira o Secretário de Estado vai participar na cerimónia oficial do lançamento do Recenseamento Militar Obrigatório (SMO).

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments