Domingo, Abril 21, 2024
InícioEconomiaCerca de 1 bilhão de dólares serao investidos em Inhambane

Cerca de 1 bilhão de dólares serao investidos em Inhambane

Inhambane com investimentos bilionário


Província de Inhambane, centro do país prevê ter um investimento bilionário destinado a investir em dois principais projectos.

Cerca de 1 Bilião de dólares norte-americanos serão investidos em Inhambane, na implementação de 2 projectos, nomeadamente a Central Térmica de Temane, no Distrito de Inhassoro e da Linha Vilanculo-Maputo, que deverá ter bases instaladas nos Distritos de Inhassoro e Vilanculo.

Trata-se de uma Central Térmica de ciclo combinado com a campacidade de produzir 450 MW de energia, a ser implementada pela EDM, Globeleq, EleQtra e Sasol até 2024.

Está informação foi avançada ontem terça-feira (18) na Cidade de Inhambane pelo Director do Projecto, John Smeler, durante o encontro realizado entre a entidade instaladora do projecto e às autoridades Governamentais da Província.

Na ocasião Ludmila Maguni, Secretária do Estado na Província de Inhambane, agradeceu pela apresentação do projecto, do qual espera-se ganhos económicos e sociais, e apelou aos proponentes a cumprir com todos os protocolos de implantação de modo a evitar problemas futuros.

Por seu turno, Daniel Chapo Governador de Província de Inhambane, considerou o projecto viável e bastante promissor, devendo ser acarinhado, sendo um projecto que deverá lançar a 1ª fase da espinha dorsal, que envolve a construção de uma linha de transporte de energia que interligará o sistema Sul aos sistemas Centro-Norte e que fará com que o País esteja interligado do Rovuma ao Maputo, viabilizando desta feita, o Projecto energia para todos, que deverá garantir que em 2030 haja maior nível de cobertura e acesso de energia a mais Moçambicanos.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments