Terça-feira, Março 5, 2024
InícioEnergiaCentral fotovoltaica de Matchedje, prevê entrar em funcionamento até Junho próximo

Central fotovoltaica de Matchedje, prevê entrar em funcionamento até Junho próximo

Niassa ganha uma nova central fotovoltaica para produção de energia eléctrica

Central fotovoltaica de Matchedje, prevê entrar em funcionamento até Junho próximo

Avaliado em mais de 134.028,919,56Mt a central fotovoltaica de Matchedje em Sanga tem como previsão de fim das obras de construção em Junho próximo do ano corrente.

Central fotovoltaica de Matchedje – Sanga em Niassa

A informação foi dada pelo Director Provincial do FUNAE no Niassa Victor Raul, nesta quinta-feira (27/5) na Cidade de Lichinga, aquando da realização da VIII Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial do Niassa.

É visão do FUNAE, tornar uma instituição de referência na disseminação e promoção de fontes alternativas de energia e na electrificação rural, e missão, promover maior acesso à energia de forma sustentável e racional que contribua para o desenvolvimento económico e social Sustentável do Niassa.

Conselho Executivo Provincial do Niassa na VIII Sessão Ordinária

O FUNAE tem vindo a desenvolver acções com vista a promover o uso e disseminação de energias novas e renováveis, com enfoque para a electrificação de infraestruturas públicas e privadas em vilas, a construção de centrais fotovoltaicas e mini hídricas, a construção de postos de abastecimento de combustíveis” – afirmou o delegado do FUNAE.

Dentre outras actividades, destacam-se:
  1.  A electrificação com base em sistemas solares de 30 vilas, 72 centros de saúde, 59 escolas, 03 centrais fotovoltaicas;
  2. Instalação de 07 Sistemas de Bombeamento de Água potável para o consumo das comunidades locais; e
  3. Construção de 11 (onze) postos de abastecimento de combustíveis nos Distritos de Marrupa -Sede, Lago – Metangula, Mavago – Sede, Maúa – Sede, Metarica – Sede, Nipepe – Sede, Mecula – Sede, Sanga – Sede, Ngauma – Massangulo, Muembe – Sede e Majune – Sede.
“O objectivo é de providenciar o acesso universal a serviços energéticos de qualidade, modernos e eficientes, por isso, é que estão sendo desenvolvidos ao nível da Província do Niassa, dois projectos distintos sendo o de construção de mini hídrica de Luaice e da central fotovoltaica de Matchedje nos distritos de Lichinga e Sanga que passamos a descrever:

    1. Central fotovoltaica de Matchedje, iniciada em Maio de 2019 e que se prevê o seu fim no próximo mês Junho de 2021, orçado em 134.028,919,56Mt. Está a ser executada com fundos do Estado e que poderá produzir: 966 kWh/dia de Energia; com a capacidade de 200 Kwp e que vai beneficiar cerca de 900 casas.

    2. Central Mini hídrica de Luaíce, orçado em: 337.521.114,57MT, que teve início em 2019 e prevista o seu término em Agosto do presente ano, que terá uma Potencia prevista: 479 kW.

    3. E 1615 Ligações nos Povoados de Luaice, Chilovelo e Sede do Posto Administrativo de Meponda onde poderá interligar com a REN em 33kV” – pormemorizou o Director Provincial do FUNAE no Niassa Victor Raul

Com a implementação destes projectos e a sua operacionalização, vai impulsionar o desenvolvimento socioeconómico nas zonas rurais através da electrificação de escolas, centros de saúde, infraestruturas públicas e privadas e a instalação de sistemas de bombeamento de água, com vista a melhorar a qualidade de vida das populações abrangidas e impulsionar o desenvolvimento da capacidade institucional”  disse a Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele.

Elina Judite Massengele, Governadora da província do Niassa

Atualmente, todos distritos da província do Niassa possuêm a energia eléctrica da rede pública faltando apenas a efetivação de alguns povoados de alguns distritos da província. 

CEP – Niassa como fonte

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments