Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioPescaCENSO de pesca artesanal e aquacultura - 2022

CENSO de pesca artesanal e aquacultura – 2022

NIASSA QUER ACTUALIZAR AS ESTATÍSTICAS DO SUBSECTOR


A Província do Niassa, através da Direcção Províncial da Agricultura e Pescas em coordenação com o Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal (IDEPA, IP), lançou no dia 30 de Setembro do ano em curso, o Censo da Pesca Artesanal e Aquacultura, visando actualizar e aprimorar as estatísticas da pesca artesanal, de modo a tornar a acção do Conselho Executivo Provincial do Niassa, mais incisiva naqueles que são os desafios actuais deste subsector.


A Directora Provincial de Agricultura e Pescas, Mijóia Caetano, em Representação da Governadora da Província do Niassa Elina Judite Massengele, fez saber que a produção de peixe na província provém da Pesca Artesanal e Aquacultura, pelo que exortou aos intervenientes na cadeia de valor do pescado, no sentido da sua participação activa neste processo.


“Tendo em conta que, o presente Censo decorre num ano muito especial, decretado pelas Nações Unidas , como o Ano Internacional da Pesca Artesanal e Aquacultura, nossa expectativa é que consigamos recensear cerca de 12.892 pescadores, 2.031 artes de pescas e cerca de 1.357 Aquacultores.E para o sucesso deste Censo, nós, como Conselho Executivo Provincial, continuaremos a envidar esforços no sentido de elevar os actuais índices do movimento pesqueiro na nossa Província” disse, Mijóia Caetano.


O Censo irá decorrer de 3 de Outubro a 11 de Novembro do corrente ano, “com objectivo de recolher informação importante da Pesca Artesanal e Aquacultura da nossa Província, para um melhor conhecimento da nossa realidade no sector, para melhorar conhecer o número de Pescadores artesanais e aquacultores; Embarcações e artes de pesca; Tanques e gaiolas piscícolas e outras informações relevantes para o sector” – disse o delegado do IDEPA, IP Dr. Clemente Delfim Manuel Nicolau.
É de referir que em alinhamento com o ODS14 da Agenda2030, Niassa espera garantir a conservação e uso sustentável dos recursos existentes nos lagos e massas de água, consolidando deste modo o seu Desenvolvimento Sustentável.

Gabinete do Primeiro-Ministro da República de Moçambique
CEP – Niassa

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments