Domingo, Abril 21, 2024
InícioPescaNiassa até 2030 estará a praticar uma pesca sustentável

Niassa até 2030 estará a praticar uma pesca sustentável

Campanha de Pesca 2023

ATÉ 2030, NIASSA ESTARÁ A PRATICAR UMA PESCA SUSTENTÁVEL.

Disse João Elina Tembe Ricotso, Director Provincial das Obras Públicas do Niassa, falando em representação da Governadora do Niassa Elina Judite Massengele, no âmbito da abertura da Campanha de Pesca 2023, no Posto Administrativo de Meponda, Distrito de Lichinga, Província do Niassa, no passado dia 13/03 corrente.

“Queremos que até 2030, a Província do Niassa, esteja a praticar uma pesca sustentável. Para tal, encorajamos aos principais actores ligados a cadeia de valor da pesca para a mudança de comportamento em relação ao respeito pelos recursos pesqueiros e o seu tempo de recuperação, bem. como, para um melhor empenho no aumento dos níveis de produção e maior envolvimento do Sector no processo de licenciamento das artes de pesca, evitando o uso de artes não recomendadas para o exercício das actividades de pesca” – disse João Ricotso na ocasião.

Ainda na ocasião, o governante afirmou que o Sector Pesqueiro em Moçambique, constitui uma das fontes de segurança alimentar e nutricional da população e contribui para a economia do país, criando postos de trabalho, gerando renda para os intervenientes da cadeia de valor e proporciona receitas para os cofres do Estado, com um Potencial de pesca estimado em 26.794 Ton/ano.

“Não obstante, o nosso foco deve ser para o encorajamento aos principais actores ligados a cadeia de valor da pesca para um melhor empenho no aumento dos níveis de produção, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e ambiental do país no geral e de Niassa em particular.” – acrescentou Ricotso.

Refira-se que o sector das pescas tem implementado programas de educação e projectos ambientais, com vista na mitigação dos impactos negativos da actividade de pesca sob ecossistema aquático em várias massas de água onde a actividade de pesca é praticada.

Para o presente ano a abertura da época chuvosa celebrou-se sob lema “Por uma Pesca e Aquacultura Sustentáveis Contribuindo para a Integridade dos Ecossistemas Aquáticos”.

CEP Niassa como fonte

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments