Por ocasião do Dia Internacional do Livro
Alunos do Distrito de Mecanhelas chamados a ter gosto pela leitura
Decorreu na manhã deste Sábado, 22 de Abril, a celebração do Dia Internacional do Livro. Para o Distrito de Mecanhelas a celebração teve lugar na Vila Sede de Insaca, concretamente na Escola Secundária Geral Samuel Graciano.
Na contextualização, Justina Rosário, técnica do Ensino Bilingue do SDEJT, destacou a importância da celebração do dia, visto que, constitui uma forma de homenagear os escritores nacionais e internacionais que se destacaram ao longo dos tempos. Assim sendo, contribui para a expansão e valorização da literatura nacional e internacional.
No seu discurso de ocasião, Gregório Simão Tepeliua Bachir, Chefe da Repartição do Ensino Geral, destacou as acções que têm sido feitas, com visita a potencializar a leitura e escrita a nível do Distrito.
Temos estado a promover acções que visam a formação contínua para o domínio da leitura e escrita. Neste sentido, temos capacitado os professores em diversas metodologias de ensino da leitura e escrita, bem como, temos disponibilizado alguns materiais didácticos para essa prática.
Caros estudantes!
Reiteramos o nosso apelo a todos alunos a desenvolverem uma ampla paixão pelo livro com vista a complementar os conhecimentos adquiridos na sala de aulas. Aos gestores e professores do Distrito, apelamos que continuem a desenhar estratégias que visam a eliminar problemas inerentes no processo do ensino da leitura e escrita. Frisou o Chefe.
Ainda na ocasião, os alunos presentes foram sensibilizados a participar massivamente nas avaliações trimestrais que se avinham.
Outrossim, convidou – se aos de mais presentes para aderirem ao recenseamento eleitoral que decorre a nível nacional com vista a exercer o dever cívico e patriótico de todo cidadão moçambicano.
De salientar que o evento, contou várias actividades recreativas com destaque para leitura e interpretação de textos em diversas línguas e declamação de poesia.