Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioEducaçãoSector de Educação em Mecanhelas: realiza Balanço das actividades lectivas após Ciclone...

Sector de Educação em Mecanhelas: realiza Balanço das actividades lectivas após Ciclone Fredy

Sector de Educação em Mecanhelas: realiza Balanço das actividades lectivas após Ciclone Fredy

Sector de Educação se reinventa após passagem do Ciclone Fredy

Decorreu na manhã deste Sábado, 25 de Março, a reunião referente ao Balanço das Actividades Lectivas dos dois meses do Primeiro trimestre -2023.

Na ocasião, Xavier Renade, Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia, destacou os desafios impostos pelo Ciclone Fredy, que interrompeu as aulas por alguns dias, sendo que algumas escolas do distrito abrigavam desalojados, obrigando assim, o sector a se reinventar para fazer face a nova realidade.  

ʽʽ Caros colegas, no presente ano, as aulas vinham decorrendo normalmente, infelizmente, nos dias 11 a 15 do presente mês, fomos assolados pelo ciclone Fredy, levando a educação a paralisar as aulas no distrito. O ciclone causou diversos danos para as nossas infra-estruturas bem como da população em geral. Outras escolas, serviram de abrigo para os deslocados que em alguns casos, continuam vivendo em nas salas de aulas. Entretanto, devemos nos reinventar no sentido de garantir que o processo volte ao funcionamento normal enquanto aguardamos pela melhoria das condições visto que, algumas famílias já estão a desocupar as salas de aulas  ˮ.Disse o Director.

Ainda o Director, destacou as implicações trazidas pelo ciclone onde avançou que:

  • 17 Mil alunos foram afectados directamente pelas tempereis através da paralisação parcial das aulas devido a ocupação das salas de aulas pelas famílias afectadas;
  • 55 Salas de aulas ocupadas pela população desalojada;
  • 19 Salas de aulas destruídas.

Entretanto, Renade, destacou os desafios que têm sido enfrentados para a retoma das aulas principalmente nas escolas ocupadas pela população afectada pelo ciclone.

ʻʻ Nesta semana orientamos aos colegas para a retoma das aulas. Decisão essa que não foi bem vista por uma parte da população que teve as suas casas destruídas ou inundadas pelas chuvas e usa as salas de aulas como abrigo. Neste sentido, o Governo junto dos seus parceiros, disponibilizou tendas para auxiliar as famílias afectadas, sendo assim, a retoma das aulas é obrigatória para todas escolas do distrito ˮ. Frisou o Director.

Enquadramento da TSU

Em relação ao enquadramento TSU, o Director, avançou que não sendo da inteira responsabilidade do Distrito a implementação da Tabela Salarial Única, o distrito está a trabalhar com vista a garantir o enquadramento de todos os funcionários do distrito avançado que neste momento, está a se fazer o levantamento para o pagamento dos retroactivos dos funcionários que não se beneficiam da tabela referentes aos meses de Janeiro a Março.

Ainda na ocasião, os gestores foram orientados para evitar o abandono total nos seus postos de trabalho, combater a desinformação, bem como a garantir o funcionamento normal das instituições de ensino.

De salientar que o evento, contou com a participação dos Coordenadores das ZIPs, Directores das Escolas Secundárias entre outros.

//Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia – Mecanhelas//

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments