Niassa e o seu potencial agrário, pecuário e pesqueiro
A província do Niassa, esta localizada na região nortenha de Moçambique, fazendo limite com as províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia e Fronteira com Tanzânia e Malawi.
Possui Cidade de Lichinga como capital provincial e Cuamba como Capital económica.
Sendo a província mais extensa do país, Niassa, é uma grande potência no que se refere a produção agrária, sendo um dos maiores produtores de tabaco, milho, feijão, soja, gergelim, batata rena e doce entre outros produtos.
Portanto, ao chegar na província do Niassa, é possível obter uma vasta gama de produtos agrários com preços acessíveis em comparação com as demais províncias do país.
Só para ter uma ideia, Niassa, é uma das maiores províncias exportadoras de produtos agrários com destino para Malawi e Tanzânia.
Mecanização agrária
Com a mecanização agrária, a província do Niassa, passou a aumentar a sua produção com destaque para arroz, soja e milho.
Indústria de óleo de Cuamba impulsiona sector agrário no Niassa
Com a instalação da indústria de fabrico de óleo alimentar, inaugurada no ano de 2022 pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, o sector agrário testemunha um crescimento significativo no sector com destaque para a produção de soja.
Uma outra grande valia trazida pela indústria para a província, foi a criação de postos de emprego. Centenas de jovens e famílias foram contratadas gerando assim renda para as famílias beneficiadas.
Doutro lado, com a instalação da fabrica, completa – se a cadeia de valor: Produção – comercio facilitando assim, a comercialização de produtos localmente.
Abaixo, estão listados alguns produtos acessíveis no Niassa:
Milho
Amendoim
Gergelim
Tabaco
Batata rena
Bata doce
Soja
Mandioca
Arroz
Tomate
Cebola
Entre outros.
Pecuária em crescimento
A província tem registado um crescimento significativo na produção pecuária.
No ano de 2022, a província teve uma produção de 2.494,9 toneladas, num plano anual de 2.074,7 toneladas.
O distrito de Mecanhelas, vence no raking, sendo, o maior produtor de gado bovino, suíno e caprino a nível do Niassa.
O sucesso da pecuária na província, deve – se ao esforço incansável dos produtos bem como, do Governo e parceiros através dos vários programas. O Programa PROCAV, é um exemplo concreto das acções levadas pelo Governo e parceiros com objectivo de garantir o crescimento da produção animal.
Pesca garante sustentabilidade de várias famílias do Niassa
A pesca, é uma das grandes apostas apara a sustentabilidade de milhares de famílias no Niassa.
O distrito de Lago, através do Lago Niassa, é o maior agregador de pescadores do Niassa, seguindo – se de Mecanhelas (através dos lagos Chirua, Amaramba e Chiuta) e Mandimba (através do Lago Amaramba), Majune (Rio Lugenda)…
O pescado, é comercializado em mercados locais bem como para fora da província, garantindo assim, a sustentabilidade de varias famílias.
Doutro lado, a aquacultura tem ganhando espaço na província. Só para ter uma ideia, a província, teve no ano de 2022, uma produção de 335,4 toneladas.
Em suma, Niassa, é um grande potencial de produção agrário, pecuário e pesqueiro. O resultado dessas práticas, contribui para a rentabilidade de várias famílias, contribuindo assim, para o crescimento e desenvolvimentos sustentável da província.
Contacto para sugestões e acréscimos:
info@mozmidia.com
Info@culturamoz.com
Info@mozturismo.com