Sexta-feira, Julho 12, 2024
InícioEconomiaNiassa de hoje: crescimento e desenvolvimento sustentável

Niassa de hoje: crescimento e desenvolvimento sustentável

A província do Niassa, localizada na região norte de Moçambique, possui diversos atractivos turísticos e culturais bem como enormes potencialidades principalmente nas áreas de agricultura e pesca e agro – pecuária.

Antes tida como umas das províncias com baixo índice de desenvolvimento, hoje, tende a se destacar principalmente no que diz respeito ao fornecimento de serviços básicos a população bem como no aumento de infra – estruturas de varia ordem.

A província, conta com varias ares de recurso económico possibilitando assim, a atracão de vários agentes económicos que olham Niassa come um local estratégico para a implementação das suas actividades económicas.

 

A agricultura como fonte impulsionadora da economia na província

Sendo a província mais extensa do país, Niasssa destaca – se na produção agrária que constitui um dos pilares principais da economia da província. Doutro lado, a mecanização agrária, tem contribuindo imensamente no crescimento e desenvolvimento das famílias que olham a agricultura como fonte de renda.

Industrialização uma nova realidade para a província de Niassa

Através de vários projectos levados acabo pelo Governo e de outras entidades não governamentais, a província regista aumento significativo de indústrias e fabricas que não só fornecem produtos a província, mais come também, garante o emprego para milhares de famílias, contribuindo assim, para a diminuição do desemprego na província.

Entre as principais conquistas na área industrial obtida pela província nos últimos anos, destacam – se o Projecto ZEPA, fabrica de processamento de óleo alimentar, industria de fabrico de ração e de processamento de madeira sem deixar de lado a fabrica de cimento que encontra – se inoperacional.

Asfaltagem de estradas uma realidade que a muito se esperava na província

E sabido que o condicionamento de estradas contribui não só na economia duma região mais come também, facilita a transitabilidade das populações. Não distante disso, a estrada mais movimentada da província foi asfaltada, contribuindo assim, no rápido escoamento d e produtos e bens bem come facilitando a circulação de pessoas. A estrada Cuamba – Lichinga, abriu uma nova etapa para a província marcada pelo aceleramento económico.

Sector de Saúde e Educação em crescimento

No que se refere ao fornecimento de serviços básicos a população, a província do Niassa tem registado um aumento de das fontes de fornecimento e prestação d serviços para a população com destaque para o aumento de unidades sanitárias, instituições educacionais e furos e fontes de abastecimento de agua potável.

Dentre outras mudanças que a província tem registado ultimamente, não se resumem apenas nas referenciadas na presente matéria.

Deixa o seu comentário e partilhe.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments