Uma viagem ao distrito de Lago
O distrito do Lago, localizado na fronteira entre Niassa Malawi é um dos maiores centros turísticos da província.
Educação
O distrito conta com inúmeras escolas primárias e com mais de 7 escolas secundárias.
Economia
A economia do distrito, é originada de diversos sectores econômicos como pesca e agricultura. Cujo essas actividades São a base para inúmeras famílias que comercializam os produtos originados a prática da pesca e agricultura. Doutro lado, existem inúmeras instâncias hoteleira e gastronômicas que acolhem sentenas de pessoas que escolhem o lugar como fonte de lazer e passeio.
Religião
O distrito conta com pessoas principalmente da religião muçulmana e cristã.
Saúde
Atualmente, o distrito possuí um centro de saúde qualificado e com outras unidades sanitárias espalhadas ao longo do distrito.
Vias de acesso
O distrito conta com uma estrada asfaltada partindo da cidade Lichinga para Mentangula (vila sede de Lago) e conta com às principais estradas da vila sede pavimentadas.
Porém, existe um grande problema da via de acesso que liga a vila sede Mentangula ao posto administrativo de Cobue que se encontra no estado de degradação avançada dificultando assim, a circulação de pessoas e bens.
Água e saneamento
O distrito possuí inúmeras fontenarias e tanques de armazenamento de água bem como a canalização do preciso líquido. Porém, existe ainda a escaces da água em algumas regiões do distrito como é o caso da vila sede em alguns bairros (Muchenga, Sanjala, Tungo e Seli). Existindo ainda alguns povoados não citados.
Energia Elétrica
Boa parte do distrito conta com a energia electrica incluindo o povoado de Cobue faltando apenas algumas localidades.
Como a chegar Bo distrito de Lago
Existem duas principais formas de viajar para o distrito do Lago: Via marítima é via terrestre.
Via marítima: a via marítima é usada para viagens ligando Moçambique – Malawi e Moçambique Tanzânia. Existindo ainda uma rota de Lago – Lichinga no posto de administrativo de Meponda.
Custo de vida
O custo de vida do distrito do Lago é moderadamente normal comparado com outros distritos da província como é o caso de Mecanhelas, Cuamba entre outros.
Agricultura
O distrito produz uma vasta gama de produtos agrícolas seja para consumo caseiro bem como para o comércio.
Nas principais culturas para o consumo caseiro destaca – se a produção de: O milho, mandioca, feijão , mapira e o arroz. Para o comércio, às principais culturas para o comércio são, Mandioca, arroz, feijão, batata doce e reno, cana de açúcar e o amendoim.
Arte e cultura
O distrito possuí uma casa da cultura usado para a realização de eventos no sentido de alavancar a cultura daquele ponto do país. Sem contar com os inúmeros fazedores de arte e cultura que procuram proporcionar os amantes da cultura o melhor que os mesmos podem. Às principais danças tradicionais mais comuns no distrito são: Chioda e Nganda.
Língua
Fora da língua oficial portuesa, o distrito é dominado principalmente pela língua Nyanja e seguida da língua Cyiao.