LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE PULVERIZAÇÃO DE CAJUEIROS, EDIÇÃO 2021
A Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele , que dirigiu o evento, disse na ocasião que o mesmo, não só traduz o reconhecimento do empenho no incremento da produção e da produtividade da castanha de caju,, “como também, é um sentimento de que existe um potencial enorme, para aumentar consideravelmente, os actuais níveis de produção desta cultura de rendimento” – acrescentou a dirigente.
“Porque só assim, é que iremos garantir a produção de qualidade da castanha de caju, tendo em vista a competitividade para o aumento da renda das populações” – Justificou Massengele , acrescentando que esse processo vai igualmente melhorar a segurança alimentar e nutricional das comunidades.
Por esta razão, a Governadora do Niassa, desafiou na ocasião ao # Instituto_de_Am
êndoas_de_Moçambique – Delegação do Niassa, na necessidade de contribuir para o aumento da produção e produtividade, atendendo aos padrões de qualidade aceitáveis, de modo a que seja mais competitivo internacionalmente e ao mesmo tempo, gerar riqueza Familiar que garanta entre outros aspectos: a educação das nossas crianças; a saúde da família; erradicação da pobreza; e o crescimento económico da nossa Província.
Do universo, o Distrito de Cuamba contribuiu com 5.5 toneladas, sendo assim, o primeiro Distrito maior produtor da castanha de caju, razão pela qual acolheu as cerimónias centrais do evento.
É de referir que, desde o princípio até hoje, o sector assistiu cerca de 10.901 produtores, dos quais 2.502 são mulheres.
“Esses dados nos animam, por isso, desafiamos o sector, para que na presente campanha aumente a produção das mudas de Cajueiros de 200.000 da campanha finda para 400.000 mudas” disse Massengele.
Na mesma diapasão acrescentou que o sector deve ainda garantir a comercialização de pelo menos 20 toneladas de castanha de caju nesta época.