πππππππππππ ππππππππππ ππππππππ πππ πππππππππππ ππ πππππππππ
A Governadora do Niassa Elina Judite Massengele, inaugurou esta sexta-feira (14/04), uma maternidade que custou 5.425.789,41 meticais financiados pela Embaixada da Irlanda.
A Maternidade Γ© composta por uma sala de consulta prΓ©-natal, sala de observação, entre outros serviΓ§os incluindo o Sistema de Abastecimento de Γgua, que segundo a Governadora do Niassa, βvem complementar os serviΓ§os prestados pelo Centro de SaΓΊde, que em mΓ©dia mensal realiza 71 consultas prΓ© – natal, 52 partos e 172 consultas de planeamento familiarβ.
Segundo a Chefe do Executivo do Niassa, com a inauguração desta maternidade, espera-se ver melhorar a prestação de cuidados de saΓΊde da comunidade, o acesso as consultas prΓ© – natal, planeamento familiar, o aumento de partos institucionais e a redução da morbi – mortalidade.
βE nΓ³s, como Conselho Executivo Provincial do Niassa, continuaremos a envidar esforΓ§os para a realização do preconizado, no plano estratΓ©gico do sector da saΓΊde em alinhamento do propΓ³sito do nosso manifesto eleitoral, atΓ© 2024, com vista a elevar cada vez mais a cobertura da rede sanitΓ‘ria na provΓnciaβ – disse Massengele.
Refira-se que os cuidados primΓ‘rios de saΓΊde sΓ£o baseados em mΓ©todos e tecnologias prΓ‘ticas, cientificamente fundamentalmente e socialmente aceitΓ‘veis, colocadas ao alcance universal de indivΓduos e familiares, mediante a sua plena participação e a um custo que a comunidade e o PaΓs pode manter.
βΓ nesta visΓ£o que nΓ³s CEP_NIASSA, junto da comunidade e apoiado pela Embassy of Ireland Mozambique projectamos a construção desta maternidade de 06 camas aqui no centro de SaΓΊde de Massengerβ – disse Massengele.
CEP-NIASSA como fonte