O STAE (Serviço Nacional de Eleições) anunciou que já tem cerca de 4.5 mil milhões de meticais para as eleições autárquicas. O dinheiro será usado para cobrir as despesas com pessoal, funcionamento dos órgãos eleitorais, aquisição de viaturas, formação, materiais de votação e de formação, materiais de promoção e de educação cívica eleitoral, entre outras despesas.
A formação de formadores provinciais está a decorrer e eles vão capacitar agentes de educação cívica, responsáveis pela mobilização dos eleitores para o processo. A formação vai cobrir conteúdos relacionados com a ética e deontologia profissional.
O STAE também já credenciou mais de 15 mil pessoas, nomeadamente, observadores, mandatários, fiscais e jornalistas, todos eles nacionais.
O STAE apresentou à CNE (Comissão Nacional de Eleições) a proposta do número de mandatos para cada município de acordo com o número de eleitores inscritos nas respectivas autarquias. No total foram atribuídos 1.747 mandatos, distribuídos pelas 65 autarquias com maior número de mandatos para o município da Matola com 66, Maputo com 65, cidade de Nampula 50 e cidade de Beira com 49 mandatos.
As eleições autárquicas estão marcadas para 11 de outubro de 2023.