LICHINGA, 12|12|23 –
Quem afirma é a Dra. Catherine Sozi, a nova Coordenadora Residente das ONU e Coordenadora Humanitária em Moçambique, aquando da sua audiência de cortesia com a Governadora de Niassa Elina Judite Massengele no dia (12/12), no âmbito da sua visita a Província do Niassa que decorre de 10 a 14 de Dezembro de 2023, com o objetivo de apresentar-se às autoridades provinciais, inteirar-se das actividades de desenvolvimento apoiadas pelas Nações Unidas na Província, bem como, trocar impressões com as autoridades provinciais sobre como as Agências da Nações Unidas podem melhor trabalhar com as instituições a nível da Provincia.
ONU EM NIASSA
O programa de visita centra-se nos distritos de Lichinga e Chimbunila onde a delegação irá visitar o Centro de Saúde de Lichinga, o Grupo de Referência para a Localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o Laboratório e-Sistafe, o Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica, EPC de Utumuile, Campo de Reassentamento de Malica, a Associação Nova Vida (em Chimbunila).
Elina Judite Massengele – Governadora do Niassa
É de referir que as Nações Unidas trabalham na Província do Niassa através das Agências, Programas e Fundos e o seu trabalho tem como base o Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável para Moçambique para o período entre 2022-2026.
Este Quadro representa o apoio conjunto das Nações Unidas para a realização do Programa Quinquenal Do Governo (2020-2024), da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Moçambique 2015-2035, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2063 da União Africana.
CEP – Niassa como fonte