25 Anos de Cooperação Irlanda e Niassa
IRLANDA ESTÁ A CONTRIBUIR COM SUCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROVÍNCIA DE NIASSA
Afirmou Embaixador da Irlanda Patrick Empey, na noite desta quarta-feira (09/11), na Cidade de Lichinga, Capital da Província do Niassa, aquando do cocktail de celebração do 25º aniversário da Cooperação Irlanda e Niassa.
O novo embaixador irlandês afirmou que foi com muita satisfação que notou que a Irlanda está a contribuir com sucesso para o desenvolvimento da Província de Niassa.
“No entanto, como todos podemos ver, muitos outros desenvolvimentos também ocorreram – basta olhar para os resultados alcançados, como sejam, a redução da pobreza e melhoria das condições de vida da população mais vulnerável, através da provisão de cuidados primários de saúde, melhoria da produção e productividade, redução dos níveis de desnutrição crónica em crianças abaixo dos 5 anos, melhoria da circulação de pessoas e bens, aumento do acesso à água potável nas zonas rurais, melhoria do acesso à educação sobretudo da rapariga, melhoria da boa governação, da capacidade institucional, na prestação de contas e na gestão de finanças públicas” – disse Empey.
Patrick Empey, acrescentou que estes frutos são graças ao empenho de todos ao longo deste período.
“Gostaria de mencionar um aspecto importante relativo à gestão de finanças públicas. Em 2013, a Irlanda passou a utilizar o Sistema Nacional de Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE), por forma a alinhar-se com os sistemas do Governo de Moçambique”.
Por seu turno, a Chefe do Executivo do Niassa Elina Judite Massengele, afirmou que desde 1997 somam-se 25 anos de Cooperação e Amizade produtiva, nos domínios socioeconómicos, diplomáticos e cultural.
“Trata-se de uma relação de amizade sólida e solidariedade, que vem nos apoiando bastante na implementação dos nossos planos de governação desde então, tendo como resultado e impacto, a melhoria das condições na vida e do bem-estar da nossa população”.
Ainda na ocasião, Massengele garantiu que o seu executivo vai continuar a aprender da experiência da irlanda sobre os Sistemas Alimentares Sustentáveis, assentes na produção de legumes e leguminosas, da batata-doce de polpa alaranjada, batata- rena, do peixe em cativeiro, bem como na produção de aves e ovos.
“Desde modo poderemos por um lado, abastecer o mercado interno, combatendo a desnutrição crónica local. E por outro, exportar para o mercado externo, elevando os nossos níveis de arrecadação de receitas. É por isso que esta visita constituiu o momento mais alto do fortalecimento das históricas relações de amizade solidariedade e cooperação entre a Irlanda e Niassa” – acrescentou Massengele.
CEP NIASSA