Sábado, Setembro 7, 2024
InícioSaúdeColera assola o Niassa: Executivo busca soluções urgentes para conter a epidemia

Colera assola o Niassa: Executivo busca soluções urgentes para conter a epidemia

Colera assola o Niassa: REUNIDO EM SUA ÚLTIMA SESSÃO DO ANO, EXECUTIVO DO NIASSA, PREPOSICIONA-SE PERANTE O SURTO DE CÓLERA NA PROVÍNCIA

LICHINGA, 26|12|23 –

A XXI Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial do Niassa, realizada na quinta-feira passada (21/12), por sinal a última para o exercício económico 2023, foi suficiente para o órgão manifestar a sua preocupação e preposicionar-se perante o surto da cólera na Província com destaque para os Distritos de Lichinga e Majune.

A Chefe do Executivo do Niassa, Elina Judite Massengele, instou aos sectores para arregaçar as mangas no sentido de inverter o cenário, visto que até a data da realização da XXI Sessão Ordinária do Órgão, a Província, contava com 07 casos de internamento por motivos de cólera sendo 02 no Distrito de Majune e 05 no Hospital Provincial de Lichinga.

A par da situação, está a componente da Malária que tende a subir em casos e reduzir em óbitos, por isso que o Porta-voz do órgão Ramos Mboane, falando aos jornalistas no final da sessão em conferência de imprensa, referiu que a situação da Vigilância Epidemiológica referente a Semana 1 á 49 de 2022/2023, no tange a Malária.

a Província registou uma subida de casos em 16,5% e redução de óbitos em 25,7% por Malária ao serem notificados 642,249 casos com 104 óbitos no presente ano contra 551,759 casos e 140 óbitos em 2022. No período em referência, registou-se a redução de casos e óbitos por diarreia, ao serem notabilizados 62.948 casos e 13 óbitos no ano em curso, contra 97.676 casos e 14 óbitos de igual período de 2022”.

Mboane, disse ainda que na XXI Sessão Ordinária do CEP, o Executivo do Niassa, apreciou o Informe sobre o Ponto de situação de Gestão de Conflito Homem – Fauna – Bravia na Província.

“O Executivo ficou a saber que até Novembro de 2023, Niassa registou 114 casos de Conflito Homem/Fauna Bravia, que resultaram na morte de 18 pessoas, 24 ferimentos e destruição de 32,38 hectares de culturas diversas, protagonizados por elefantes, crocodilos, hipopótamos, leões, leopardos, hienas, búfalos e serpentes. Dos casos reportados, 49 foram intervencionados, tendo sido abatidos 11 animais problemáticos em defesa de pessoas e bens”.

Refira-se que ainda nesta sessão o Conselho Executivo Provincial do Niassa, apreciou igualmente o Ponto de situação da Pesca – Artesanal e Aquacultura na Província, onde constatou que até a primeira quinzena de Dezembro do corrente ano, foram Produzidas 30,124,40 toneladas de pescado diverso (Artesanal e Aquícola) num plano anual de 29.618,60 toneladas o que corresponde a uma realização de 101,7% e um crescimento na ordem 2,5%.

Colera assola o Niassa

Clica aqui para mais notícias

Clica aqui para musicas

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments