Inhambane com investimentos bilionário
Província de Inhambane, centro do país prevê ter um investimento bilionário destinado a investir em dois principais projectos.
Cerca de 1 Bilião de dólares norte-americano
Trata-se de uma Central Térmica de ciclo combinado com a campacidade de produzir 450 MW de energia, a ser implementada pela EDM, Globeleq, EleQtra e Sasol até 2024.
Está informação foi avançada ontem terça-feira (18) na Cidade de Inhambane pelo Director do Projecto, John Smeler, durante o encontro realizado entre a entidade instaladora do projecto e às autoridades Governamentais da Província.
Na ocasião Ludmila Maguni, Secretária do Estado na Província de Inhambane, agradeceu pela apresentação do projecto, do qual espera-se ganhos económicos e sociais, e apelou aos proponentes a cumprir com todos os protocolos de implantação de modo a evitar problemas futuros.
Por seu turno, Daniel Chapo Governador de Província de Inhambane, considerou o projecto viável e bastante promissor, devendo ser acarinhado, sendo um projecto que deverá lançar a 1ª fase da espinha dorsal, que envolve a construção de uma linha de transporte de energia que interligará o sistema Sul aos sistemas Centro-Norte e que fará com que o País esteja interligado do Rovuma ao Maputo, viabilizando desta feita, o Projecto energia para todos, que deverá garantir que em 2030 haja maior nível de cobertura e acesso de energia a mais Moçambicanos.