Armindo Ngunga Presidente do Conselho Executivo da Agência de Desenvolvimento integrado do Norte trabalha no Niassa
A ADIN para além de fazer a apresentação do novo PCE, em encontros de cortesia com os dois órgãos de governação, irá escalar o distrito de Lichinga, para visitar o Centro dos Deslocados de Malica, Distrito de Ngaúma, para encontro com Associações de produtores e jovens empreendedores, Distrito de Mandimba, visita a zona produtiva de Lissiete e a um Projecto Agrícola, o distrito de Cuamba, para encontro com agentes económicos e jovens empreendedores, e por fim ao distrito de Mecanhelas, para um encontro com Associações de Produtores e pescadores e Visita a um Projecto de Pesca artesenal.
Segundo o PCE da ADIN, Professor Armindo Ngunga, existe a necessidade de se capitalizar ações de curto e medio prazos, mas que tenham grande impacto imediato para as populações, ainda no ano de 2021, tais como a infra-estruturação das zonas rurais, através de arruamentos, coberturas de casas com chapas, dentro outras ações, dando sentido as chamadas Cidadelas Rurais.
Na mesma senda, a ADIN auscultou do CEP e o CSRE, outras ações de grande impacto imediato em agenda que podem ser implementadas a curto, medio e longo prazos.
Ainda neste encontro, a ADIN deu a conhecer que a UNIROVUMA, no quadro da sua responsabilidade social, e tendo em conta as dificuldades dos estudantes deslocados que não conseguiram se inscrever para ingressar no nível superior, ofereceu a Niassa 36 bolsas de estudos para os cursos de biologia, agropecuária e contabilodade e auditoria.
As condições para aceder as bolsas são: Ser deslocado e Ter alojamento, pois, a Universidade não prevê alojamento, Preencher a ficha de inscrição.
As candidaturas vão até ao dia 25 de Maio.
A Província deve se encarregar de preencher todo o processo de recolha de candidatos para fornecer à UNIROVUMA nos prazos mencionados.
Gabinete de Comunicação, Imprensa e Imagem da Governadora de Província do Niassa como fonte.