Niassa ganha uma nova central fotovoltaica para produção de energia eléctrica
Central fotovoltaica de Matchedje, prevê entrar em funcionamento até Junho próximo
Avaliado em mais de 134.028,919,56Mt a central fotovoltaica de Matchedje em Sanga tem como previsão de fim das obras de construção em Junho próximo do ano corrente.
Central fotovoltaica de Matchedje – Sanga em Niassa
A informação foi dada pelo Director Provincial do FUNAE no Niassa Victor Raul, nesta quinta-feira (27/5) na Cidade de Lichinga, aquando da realização da VIII Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial do Niassa.
É visão do FUNAE, tornar uma instituição de referência na disseminação e promoção de fontes alternativas de energia e na electrificação rural, e missão, promover maior acesso à energia de forma sustentável e racional que contribua para o desenvolvimento económico e social Sustentável do Niassa.
Conselho Executivo Provincial do Niassa na VIII Sessão Ordinária
“O FUNAE tem vindo a desenvolver acções com vista a promover o uso e disseminação de energias novas e renováveis, com enfoque para a electrificação de infraestruturas públicas e privadas em vilas, a construção de centrais fotovoltaicas e mini hídricas, a construção de postos de abastecimento de combustíveis” – afirmou o delegado do FUNAE.
Dentre outras actividades, destacam-se:
A electrificação com base em sistemas solares de 30 vilas, 72 centros de saúde, 59 escolas, 03 centrais fotovoltaicas;
Instalação de 07 Sistemas de Bombeamento de Água potável para o consumo das comunidades locais; e
Construção de 11 (onze) postos de abastecimento de combustíveis nos Distritos de Marrupa -Sede, Lago – Metangula, Mavago – Sede, Maúa – Sede, Metarica – Sede, Nipepe – Sede, Mecula – Sede, Sanga – Sede, Ngauma – Massangulo, Muembe – Sede e Majune – Sede.
“O objectivo é de providenciar o acesso universal a serviços energéticos de qualidade, modernos e eficientes, por isso, é que estão sendo desenvolvidos ao nível da Província do Niassa, dois projectos distintos sendo o de construção de mini hídrica de Luaice e da central fotovoltaica de Matchedje nos distritos de Lichinga e Sanga que passamos a descrever:
1. Central fotovoltaica de Matchedje, iniciada em Maio de 2019 e que se prevê o seu fim no próximo mês Junho de 2021, orçado em 134.028,919,56Mt. Está a ser executada com fundos do Estado e que poderá produzir: 966 kWh/dia de Energia; com a capacidade de 200 Kwp e que vai beneficiar cerca de 900 casas.
2. Central Mini hídrica de Luaíce, orçado em: 337.521.114,57MT, que teve início em 2019 e prevista o seu término em Agosto do presente ano, que terá uma Potencia prevista: 479 kW.
3. E 1615 Ligações nos Povoados de Luaice, Chilovelo e Sede do Posto Administrativo de Meponda onde poderá interligar com a REN em 33kV” – pormemorizou oDirector Provincial do FUNAE no Niassa Victor Raul
“Com a implementação destes projectos e a sua operacionalização, vai impulsionar o desenvolvimento socioeconómico nas zonas rurais através da electrificação de escolas, centros de saúde, infraestruturas públicas e privadas e a instalação de sistemas de bombeamento de água, com vista a melhorar a qualidade de vida das populações abrangidas e impulsionar o desenvolvimento da capacidade institucional” disse a Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele.
Elina Judite Massengele, Governadora da província do Niassa
Atualmente, todos distritos da província do Niassa possuêm a energia eléctrica da rede pública faltando apenas a efetivação de alguns povoados de alguns distritos da província.