II Edição da Feira de Educação da Rapariga em Mecanhelas
No intuito de promover a igualdade de gênero e incentivar o acesso à educação para todas as jovens, o Projeto “Ela Pertence à Escola” tem o orgulho de realizar neste Sábado, 16 de Dezembro a segunda edição da Feira de Educação da Rapariga em Mecanhelas.
Este evento é uma iniciativa dedicada a fortalecer o papel das raparigas na sociedade, destacando a importância da educação como um meio crucial para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Durante a feira, foram realizadas várias actividades, como concursos de poesia, leitura, conto de história ou dramatização, tendo sido premiados os melhores concorrentes, bem como, uma partida de futebol entre a Escola Básica de Momade contra a Escola Básica de Tóbue.
Além disso, foram realizadas palestras de divulgação da Lei 19/2019 – Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras e do Despacho Ministerial 435/2018 sobre a reintegração da aluna grávida e mãe adolescente na escola, registo de nascimentos, serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva através de brigadas móveis, entre outras.
Com a realização das Feiras de Educação da Rapariga, espera-se que as crianças ganhem incentivo para o hábito de leitura, desenvolvam a literacia, que sejam sensibilizados rapazes e raparigas com deficiência sobre a oportunidade de matrícula no ensino secundário à distância.
O evento, que contou com a participação de vários estudantes e professores de diferentes escolas do distrito e teve como objetivo promover a educação da rapariga e sensibilizar a comunidade para a importância da igualdade de género na educação.
A feira contou com uma série de actividades, incluindo, palestras sobre temas relacionados à educação da rapariga, e apresentações culturais tendo sido um sucesso e teve um impacto positivo na comunidade ajudado a aumentar a conscientização sobre a importância da educação da rapariga e a motivar as raparigas a continuar seus estudos.
De salientar que o projecto “Ela Pertence à Escola” é uma iniciativa da Save the Children que visa melhorar os resultados de aprendizagem e assegurar o empoderamento de raparigas dos 10 aos 19 anos de idade, através da promoção e apoio aos direitos da rapariga, aumento de autoconfiança, poder de tomada de decisão e liderança, e da promoção de ambientes de aprendizagem seguros.