PRESIDENTE DA REPÚBLICA SATISFEITO COM O DESEMPENHO DO EXECUTIVO E DA REPRESENTAÇÃO DO ESTADO NO NIASSA
“NIASSA É UM MODELO À SEGUIR, SAIO SATISFEITO”
Disse o Presidente Filipe Nyusi no final da Sessão Extraordinária por ele dirigida nesta quinta-feira (18/08) na cidade de Lichinga.
“A nossa visita a Província do Niassa, teve como objectivo medir o pulsar das realizações do Executivo e da Representação do Estado, e saímos satisfeitos, quer pelo desempenho dos órgãos, pela produção global, pela qualidade dos quadros dirigentes que a província apresentou bem como, pela fiscalização faunística. A Província do Niassa é um modelo a seguir, na fiscalização da caça furtiva, pois já passam 4 anos sem perder um elefante, constituindo, isso, uma vitória” – disse o Presidente Filipe Nyusi no final da sessão.
O aumento da produção de carne suína numa Província em que a maioria são crentes da religião muçulmana, bem como, pela produção de ovos e pelo crescimento na arrecadação de receitas forma aspectos positivos que convergem para a satisfação do presidente na Província do Niassa.
Inspirando-se do informe, Filipe Nyusi, afirmou que o foco no aumento da produção e produtividade, deveria ser estratégico para a redução do custo de vida
“por isso é preciso capitalizar a Província do Niassa, nesse quisito, focalizando-se no Plano Quinquenal do Governo e no Plano Económico e Social e outros instrumentos de governação”.
A terminar o Presidente Nyusi, apelou, para a necessidade de haver boa convivência com os países vizinhos (Malawi e Tanzânia) e também ao aumento da sensibilização para que a população se inscreva no INSS como forma de garantir a qualidade de vida futura da mesma.
O Estadista Moçambicano, terminou assim a Primeira Sessão Extraordinária dos Órgãos de Governação da Província do Niassa, lançando um desafio em relação ao novo paradigma de governação descentralizada
“Governem Niassa de forma Criativa e não esperem por orientações. Façam uso da vossa capacidade de iniciativa e criatividade até mesmo para produção de trigo, porquê não” – terminou o Presidente NYUSI.
No final da Sessão, o presidente partiu para a inauguração da fábrica de extração e refinação de óleo alimentar da empresa SAN/JFS.
CONSOLIDANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NIASSA
Presidente Filipe Nyusi
PNUD Moçambique
Ministério da Indústria e Comércio – Moçambique
Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural
Ministério da Administração Estatal e Função Pública
Ministério do Gênero, Criança e Acção Social
Ministério da Cultura e Turismo
Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos-MOPHRH
Ministério da Economia e Finanças
Ministério dos Transportes e Comunicações
Ministério da Terra e Ambiente
Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos
Ministério da Saúde – MISAU
Ministério dos Negócios Estrangeiros – MNE
Ministério Do Mar, Águas Interiores E Pescas
CEP – Niassa
Gabinete de Comunicação, Imagem e Impressa do CEP – Niassa
Galeria de imagem
Filipe Jacinto Nyusi – Presidente da República de Moçambique |
Elina Judite Massengele – Governadora da Província do Niassa |
Dinis Vilanculo – Secretário de Estado na Província de Niassa |