COMBATE AO TERRORISMO SÃO UMA REALIDADE BEM CONDUZIDA PELAS FDS EM CABO DELGADO
O Ministro do Interior, Pascoal Ronda, que terminou hoje a visita de quatro dias a província de Cabo Delgado, expressou satisfação por saber e ver que a garantia da ordem, segurança e tranquilidade públicas, assim como o combate ao terrorismo são uma realidade bem conduzida pelas Forças de Defesa e Segurança.
Pascoal Ronda que chegou a Pemba na passada quarta-feira, onde onde visitou as áreas do Ministério do Interior e trabalhou no Teatro Operacional Especial de Afungi, justificou que a visita decorrreu da missão institucional relativa a protecção de pessoas e bens e o combate ao terrorismo.
“Vimos e avaliamos a informação do trabalho feito e chegamos
à conclusão de que há bom trabalho, pese embora os constrangimentos e as adversidades que são bem conhecidas, de natureza material e financeira. Mas estas adversidades não impedem que estes cidadãos, homens e mulheres, que pertencem as Forças de Defesa e Segurança (FDS), cumpram zelosamente com a sua missão” – afirmou o Ministro.
De acordo com Pascoal Ronda, testemunhos de pessoas com quem interagiu em Pemba, Quissanga, Metuge e Palma indicam que reinam boas relações entre as áreas do Ministério do Interior, bem como entre as comunidades e as FDS.
Segundo o Ministro, os constrangimentos e as adversidades que são bem conhecidas, de natureza material e financeira, não impedem que aqueles cidadãos, efectivos da instituição que dirige, cumpram zelosamente com a sua missão.
“Têm feito o melhor e fazem com muito orgulho patriótico. Isto entusiasmou-nos bastante. Recomendamos para continuarem a trabalhar e que melhores dias virão. As condições materiais vão sendo criadas à medida que o desenvolvimento acontece no nosso país”- asseverou Pascoal Ronda.
O Ministro terminou a sua agenda de trabalho em Cabo Delgado, orientando uma formatura geral onde, igualmente, chamou atenção aos efectivos sobre a prontidão, disciplina e observância rigorosa da aplicação da lei na protecção ao processo eleitoral.
Ainda hoje Pascoal Ronda trabalhou em Sofala, onde reuniu com o colectivo do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, alargado aos titulares da Identificação Civil, Migração, Salvação Pública e Investigação Criminal, assim como orientou uma formatura com o efectivo local e visitou a Escola de Sargentos da Polícia, em Metuchira.