Expansão de energia eléctrica no Niassa
O acesso a energia eléctrica para todos moçambicanos tem sido uma das prioridades do Governo de Moçambique. Estando a implementar diversos projectos de expansão da rede eléctrica no país.
Nesse sentido, segundo avança a RM, a Electricidade de Moçambique (EDM), no Niassa, projecta efectuar vinte e duas mil novas ligações domésticas com a expansão em curso da rede de energia eléctrica para dez postos administrativos.
O director da Electricidade de Moçambique, em Lichinga, Heitor Matimele, disse que estão numa fase avançada os trabalhos de electrificação dos postos administrativos de Muaquia, em Mauje e Meluluca no distrito do Lago.
Noutros oito postos administrativos, segundo Heitor Matimele, brevemente serão lançados os projectos de electrificação que terão o seu término ainda este ano, sendo que Matondovela e Gomba, no distrito de Mecula, será com recurso a energias renováveis.
Refira que dos quarenta e um postos administrativos do Niassa, trinta e um estão electrificados com a rede nacional, beneficiando cerca de um milhão de pessoas.