TETE: ANTIGOS GUERRILHEIROS DA RENAMO SATISFEITOS COM O PROCESSO DDR
O processo de desmilitarização e integração dos homens do maior partido da oposição continua, sendo o que o Governo tem intensificado as acções para apressar o processo.
Antigos guerrilheiros da Renamo, abrangidos pelo processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR), iniciado esta quarta-feira na província de Tete, mostram-se satisfeitos por voltar à vida civil e abraçar projectos de desenvolvimento.
Segundo apuramos, falando hoje, na região de Mboza no distrito de Moatize, em Tete, os recém-desmobilizados manifestaram a satisfação ao afirmar que o processo ora iniciado, não deve parar.
Prometem se reinserir nas actividades de desenvolvimento económico e social de forma a sustentar as suas famílias, pedindo a todos os outros ainda no mato, para aderirem ao DDR.
A província de Tete espera desmobilizar 368 elementos da Renamo.
O secretário-geral da Renamo e representante deste partido no DDR, André Magibire, disse que a sua formação politica, vai colaborar para a desmilitarização de todos os guerrilheiros.
Por sua vez a secretária de Estado, Elisa Zacarias, disse que desde o início do DDR no país, a província de Tete, reintegrou 51 ex-guerrilheiros da Renamo.
No centro de acomodação para o DDR, estão a ser providenciados vários serviços desde o registo de nascimento, emissão de Bilhetes de identidade, NUIT, cartão de telefonia móvel, abertura de conta bancária, entre outros.
Cada elemento desmobilizado, recebe um kit e valor monetário para seguir aos locais de residência.