NIASSA: ABERTURA DO ANO LECTIVO 2024
MINISTRO DANIEL NIVAGARA DIRIGE A CERIMÓNIA NO DISTRITO DE NGAÚMA
NGAÚMA, 31|1|24
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, mandatário do Presidente da República (PR), Filipe_Nyusi, dirigiu, hoje (31/1), no Posto Administrativo de Massangulo, no distrito de Ngaúma, na Província de Niassa, a cerimónia solene de abertura do ano lectivo 2024, ao nível da Província de Niassa.
A cerimónia foi testemunhada pela Governadora da Província de Niassa, Elina Judite Massengele que procedeu a inauguração da sede do Serviço Distrital de Educação Juventude_e_Tecnologia de Ngaúma, bem como, seis (6) salas de aulas da Escola Básica de Massangulo.
Para a Governadora Massengele, a realização da cerimónia “cria as condições e ambiente de ensino e aprendizagem no distrito de Ngaúma em particular e na Província do Niassa no geral e início das aulas neste ano lectivo”.
Por sua vez o Ministro Daniel Nivagara exortou aos pais e encarregados de educação, aos líderes comunitário no sentido a terem os filhos matriculados nas nossas escolas todo o ano lectivo. “Que deixem as crianças estudar e não as ocupem levando-as para as zonas de produção, da pesca e de outras actividades, no período em que decorrem as aulas, permitindo assim que elas estejam na sala de aula e se mantenham na escola até ao final do período lectivo” – disse o dirigente na ocasião.
Noutro registo o dirigente informou que para o presente ano, a Província irá testemunhar um aumento da Rede Escolar, em 1,4% com 1.347 escolas por níveis de ensino; Do Efectivo escolar em 4,6% para cerca de 574.545 alunos, entre Públicos e Comunitários, no curso Diurno e Nocturno; Dos Centros de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (AEJA) que irão crescer em 4,2%, passando para 643 e dos Educandos em 11,1%, com 23.229 Pessoas inscritas, entre Alfabetizandos e Educandos, dos quais 15.022 do sexo feminino.
É de referir que a abertura do ano lectivo traz novas oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e desenvolvimento académico para a nossas populações, possibilitando aos alunos o seu envolvimento em novas disciplinas, exploração de interesses e estabelecimento de metas educacionais.
CEP-Niassa como fonte