πππ Mππππππ πO ππππππππΓΓπ ππ ππππππππππππππ
NIASSA πππΓπ π ππππππππ ππππππππ πππππππππ π π πIVRO “π πππππππ ππ πππ ππππππππ” ππ ππππππππ πππππππ.
Lichinga, 22 de Maio – A cerimΓ³nia das Celebraçáes do Dia da Conservação da Biodiversidade na provΓncia no Niassa, tiveram lugar nesta segunda-feira (22/5), na UCM – Fagreff – Lichinga e foi dirigido pelo Director Provincial dos Transportes e Comunicaçáes, Joaquim Chiro Joaquim, em representação da Governadora da ProvΓncia do Niassa, Elina Judite Massengele e foi marcado com o LanΓ§amento do Programa Conserva BioNiassa e do Livro “O retorno do Bom Selvagem” de Severino Ngoenha.
“Satisfaz-nos o surgimento do programa Conserva BioNiassa, pela pertinΓͺncia e relevΓ’ncia actual, pois Niassa mesmo possuindo uma rica Biodiversidade, persistem ainda desafios e dilemas que temos de ultrapassar, pois as mesmas estΓ£o em situação de vulnerabilidade, ameaΓ§a e perigo. Γ nossa expectativa que o mesmo venha a contribuir para o reforΓ§o as açáes e consciΓͺncia ambiental no Γ’mbito da prevenção e conservação desta Biodiversidade e a proteção dos diversos recursos nela existentes. Garantindo tanto a sobrevivΓͺncia das pessoas e dos animais” – disse Joaquim Chiro na ocasiΓ£o.
Em relação ao lanΓ§amento do livro “o retorno do Bom selvagem ” o representante da Governadora do Niassa, Joaquim Chiro, disse que esperava que o Professor
CatedrΓ‘tico Severino Ngoenha, se debruΓ§asse sobre os desafios e dilemas, que ainda persistem relacionadas a sustentabilidade dos recursos da nossa biodiversidade “elucidando-nos sobre a sua perspectiva africana desta problemΓ‘tica versus a sobrevivΓͺncia das nossas populaçáes”.
Para o Coordenador do CPS, implementador do programa Conserva BioNiassa “O programa conserva BioNiassa tem como pilares, o reforΓ§o da educação ambiental para a conservação da biodiversidade, defesa e monitoria da biodiversidade e valorização da natureza, promoção da exploração sustentΓ‘vel dos recursos naturais, promoção dos meios de vida sustentΓ‘vel e pesquisa sobre biodiversidade nos distritos de Mecula, Lago, Sanga, Marrupa, Majune, Nipepe, MaΓΊa, Mavago e Metarica. Queremos fortalecer as açáes de conservação da nossa biodiversidade” – disse Professor Doutor Joaquim Maloa na ocasiΓ£o.
A segunda parte foi marcada com o lanΓ§amento da obra “o retorno do Bom selvagem” que foi apresentado pelo mestrando NΓ©lson Maquile que referiu que “o livro configura-se pertinente nos tempos de hoje, uma vez que os problemas ecolΓ³gicos ainda persistem. MoΓ§ambique passou de sΓ©timo paΓs mais exposto as chuvas, induçáes e ciclones, para primeiro, onde atΓ© temos cidades com riscos de desaparecer. HΓ‘ necessidade de se banir a exploração das energias fΓ³sseis, e assim fizermos, iremos morrer a fome e probreza sem ter como alimentar os nossos filhos. Eis o dilema pelo qual nos encontramos: ou morremos de inundaçáes, de poluição ou de fome. EntΓ£o, explorar ou nΓ£o explorar, eis a questΓ£o”.
Por seu turno, o Professor CatedrΓ‘tico Severino Ngoenha disse que o problema ecolΓ³gico nΓ£o pode ser tratado de maneira unilateral. Ela estΓ‘ directamente ligado ao problema da pobreza no mundo. DaΓ a necessidade de moΓ§ambicanização dos problemas da biodiversidade, pois a primeira prioridade da biodiversidade Γ© salvar a vida do homem. Pois ao mesmo tempo que devemos evitar prejudicar o meio ambiente, Γ© da mesma forma que as pessoas procuram o sustento para a sua sobrevivΓͺncia. Vamos priorizar a vida humana, pois todas outras, selvagem e natural, se subordinam a ela” – disse o CatedrΓ‘tico na ocasiΓ£o.
O Dia Mundial da Conservação da Biodiversidade Celebra-se, a 22 de Maio, sob o lema βDo acordo Γ acção: reconstruir a Biodiversidadeβ.
Este lema visa alertar a população mundial para a urgΓͺncia e importΓ’ncia da conservação da diversidade biolΓ³gica para a sobrevivΓͺncia das espΓ©cies.