2º OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE NO NIASSA
CONTRIBUIÇÃO DA JUVENTUDE ENCORAJA-NOS A SUA INCLUSÃO NA NOSSA AGENDA DE GOVERNAÇÃO
A Governante máxima da população do Niassa, referiu que os resultados saídos dos debates em volta do lema “Por uma Juventude Empreendedora, Participativa e Transformadora“, fazem com que o seu executivo acredite que as promessas e os compromissos da campanha eleitoral finda (2019) estão sendo materializados com sucesso.
“Ficou aqui plasmado, reafirmado e notório, que durante os dois anos de governação, o nosso executivo desenvolveu várias acções de impacto, que melhoraram positivamente as condições de vida da juventude” – disse Massengele.
De entre vários ganhos, a Governadora de Niassa, fez menção ao facto da juventude estar mais habilitada sobre a matéria relativa ao processo de planificação do Estado; mais informada sobre as oportunidades de financiamento e as cadeias de valor nos sectores agrários e pecuários disponíveis; mais acesso aos serviços de apoio a adolescente quer em matéria de género, saúde sexual e reprodutiva, HIV e SIDA e drogas, entre outros.
Resultados esses que fazem com que a chefe do executivo do Niassa, Elina Judite Massengele, compremeta-se com a juventude na continuidade de envidar esforços concretos para inclusão cada vez mais da juventude na planificação do seu governo, de modo a que juntos possam fazer acompanhamento, monitoria e elevação do desempenho visando o cumprimento das metas definidas nos instrumentos de planificação.
Governadora de Província de Niassa Elina Judite Massengele |
“Porque só deste modo, é que iremos garantir mais postos de emprego e empregabilidade para a nossa juventude em em ambos sexos, melhorar a partilha de informação entre os diversos actores para o seu empoderamento, sendo, vocês os nossos líderes, de hoje e do amanhã” – referiu Massengele.
Massengele , reiterou ainda a sua abertura para o diálogo construtivo com juventude visando resolver assuntos que possam concorrer para a promoção de desenvolvimento socioeconómico e sustentável no concernente a sua governação sem distinção de cor partidária, raça, tribo, religião ou etnia.
Aliás, encorajou ainda a juventude e outros intervenientes para o reforço da coordenação e cooperação na implementação dos projectos de iniciativas juvenis, enquanto beneficiários primários das acções do governo. E ainda apelou para o maior envolvimento das raparigas na liderança das associações, por forma a cumprir os preceituado 50/50 sobre o princípio de equidade e igualdade de género do protocolo da SADC.
Presente na ocasião, o Director Provincial da Juventude, Desporto e Emprego do Niassa, João Maganizo, afirmou que o seu sector vai continuar a preparar e coordenar todos eventos da juventude do Niassa para o bem-estar desta.