Neste ano, Moçambique testemunhará em outubro mais uma eleição presidencial, na qual os moçambicanos escolherão o futuro presidente do país.
Neste sentido, segundo escreve OPAIS antigo Presidente da República, Armando Guebuza, acredita que Daniel Chapo é capaz de governar o país mesmo “em águas agressivas”. O presidente honorário da Frelimo desafia o candidato a ter como prioridade o alcance da paz e o desenvolvimento do país.
Armando Guebuza esteve, esta quinta-feira, reunido com a Brigada Central de Assistência à Cidade de Maputo. Depois do encontro, o antigo Presidente da República declarou apoio total à corrida de Daniel Chapo, porque o considera capaz.
“Eu acredito que ele é capaz, é capaz de navegar mesmo em águas agressivas, e, sobretudo, acredito que ele pode continuar trabalhando no sentido de valorizar aquilo que é a Frelimo, trabalhando junto do povo”, disse Armando Guebuza.
Armando Guebuza acredita ainda que Daniel Chapo é capaz de alcançar a paz no país.
“Sem paz, não há desenvolvimento. O desenvolvimento só pode ser, de facto, possível, se alcançarmos a paz. Quando falo da paz, falo de algo muito conhecido entre nós. A guerra em Cabo Delgado é um motivo de preocupação profunda de todos os moçambicanos e os membros da Frelimo, sendo também moçambicanos, estão, também, profundamente preocupados com isso”, avançou.
De acordo com Armando Guebuza, este é um momento de festa para os moçambicanos.
Questionado sobre a capacidade de Daniel Chapo em responder ao problema dos raptos no país, Armando Guebuza disse que o candidato está agora exposto ao povo e, como membro do partido, vai apoiar as decisões que ele [povo] tomar. “Acredito que ele [Daniel Chapo] quer o bem do nosso povo”.
No que diz respeito ao cumprimento das leis eleitorais, pelos partidos políticos, o antigo Chefe de Estado apelou a todos os partidos a serem dialogantes.
VEJA:
Nampula: Funcionária Expulsa por Suposta Venda Ilegal de Sangue