APOÍO A DESLOCADOS E VÍTMAS DE CICLONE COMBE
Dinis Vilanculo, Secretário de Estado da província de Niassa |
Mais de 100 famílias deslocadas de terrorismo em Cabo Delgado e Mecula na província de Niassa, e perto de 90 famílias vítimas de ciclone Combe, beneficiam de kits para aliviar o sofrimento causado pelos fenómenos.
Trata-se de kits compostos por uma manta, esteira, duas redes mosquiteiras, um jogo de panelas, baldes, um bidão, lona de cobertura, uma iluminação à base de painel solar e lâmpadas, numa doação da Agência das Nações Unidades para os Refugiados (ACNUR), uma organização internacional virada à ajuda humanitária.
Dinis Vilanculo, Secretário de Estado da província de Niassa, que procedeu à entrega dos donativos, na Cidade de Cuamba, disse que os meios vão aliviar o sofrimento que os deslocados e vítimas de ciclone Combe passavam, uma vez que só fugiram dos seus locais de residência sem ter que levar os respectivos pertences.
Aqui, o governante aproveitou o ensejo para sensibilizar os mesmos, no sentido de se reerguerem-se, construindo suas residências, abrindo machambas bem como a levar a cabo iniciativas viradas ao negócio para, segundo ele, não dependerem dos donativos, ou seja, das ofertas.No entanto,
Joana Agostinho, deslocada da guerra de Cabo Delgado, uma das beneficiárias, agradeceu o gesto e lamentou, entretanto, o momento de sofrimento a que foi sujeita, lembrando-se passou noites cobrindo-se na base de capulana, artigo que à luz do dia, servia de veste.
A cidadã, visivelmente satisfeita, descreveu a dura realidade de ser dependente para se alojar, cozinhar e consumir o que lhe apetece, devido à partilha de utensílios domésticos, apesar de ser casa de familiares.
Contudo, pediu às demais organizações e pessoas singulares imbuídas boa-vontade, a se juntarem aos esforços do governo e parceiros em apoio àqueles necessitados.
GSE-Niassa como fonte
Galeria de imagem
Dinis Vilanculo, Secretário de Estado da província de Niassa |