Segunda-feira, Julho 15, 2024
InícioPolíticaVenâncio Mondlane admite avançar para corrida às presidenciais

Venâncio Mondlane admite avançar para corrida às presidenciais

Venâncio Mondlane admite avançar para corrida às presidenciais

Venâncio Mondlane diz que está a avaliar a base de apoio e vai anunciar a sua decisão, nos próximos dias de concorrer ou não à presidência da Renamo e da República. O político considera ilegais os pronunciamentos do porta-voz, José Manteigas, e não acredita que a sua pretensão possa criar fricções com a Ossufo Momade.

Perante um forte aparato policial, Venâncio Mondlane esteve, esta sexta-feira, no Tribunal Administrativo para submeter um recurso contra o Conselho Constitucional por não estar a aclarar o acórdão de validação das eleições de 11 de Outubro.

À saída foi questionado pelos jornalistas sobre o anúncio do partido do qual faz parte, segundo o qual Ossufo Momade é o candidato à Presidência da República e as críticas à sua possível pretensão de concorrer à ponta vermelha.

O debate sobre o candidato da Renamo à presidência acontecem num contexto em que circulam vídeos em que supostos militantes da Renamo declaram apoio a Venâncio Mondlane para que concorra à presidência da Renamo e da República.

Venancio-Mondlane
Venancio-Mondlane

O cabeça-de-lista da Renamo para as autárquicas avança que está a avaliar a sua base de apoio e vai anunciar a sua decisão em breve.

Eu ainda estava a avaliar até que ponto é consistente este tipo de apoio para depois tomar uma decisão em relação a isso. Eu confesso que os pronunciamentos do Doutor Manteigas […] acabaram sendo um catalisador para a reflexão que estava a fazer. Se chegar a conclusão, depois de concluir a amostra, que de facto há um apoio dos membros da Renamo e também dos eleitores, dos jovens moçambicanos para que assim seja eu garanto aqui e agora que vou avançar”.

O assessor particular de Ossufo Momade não acredita que a sua pretensão possa criar fricções com o Presidente da Renamo.

Eu não vejo motivos pessoais para haver fricções em relação a isso, tanto mais que tudo o que foi dito em relação a minha pessoa, não vejo, de forma alguma, ferida a minha integridade, entendo isso como alguns deslizes do debate interno, o que é frutuoso. Então, cá por mim, não estou a ver motivos para qualquer fricção, eu penso que faz parte do debate pré-eleitoral interno, o que é natural e não estou a ver razões para o levantamento de hostilidades internas”, disse Mondlane.

Sobre a reivindicação dos resultados eleitorais, Mondlane diz que o recurso ao Tribunal Administrativo esgotou as instâncias nacionais e que a seguir vai levar o assunto a organismos internacionais (OPAIS).

Venâncio Mondlane admite avançar para corrida às presidenciais

CLICA AQUI PARA CULTURA

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments