Sexta-feira, Julho 19, 2024
InícioTurismoUma visita ao distrito de Maúa - Niassa

Uma visita ao distrito de Maúa – Niassa

Conhecendo um pouco o distrito de Maúa

O distrito de Maúa, é um dos que pertence a Província do Niassa está localizado entre 4 distritos nomeadamente, Majune, Nipepe, Metarica e Marrupa.

Conhecendo o distrito de Maúa

O distrito de Maúa, está localizado entre o distrito de Marrupa e Metarica. possui um vasto potencial de produção agrícola sendo destacado na produção de produtos agrícolas de comércio bem como para o uso doméstico.

Económia

A base da economia é a agricultura tendo o milho, feijão, arroz, mapira e mexoeira como produtos principais no comércio a nível do distrito. Porém, há anos, o distrito era u dos que produzia a cultura de tabaco mais acabou ficando para história com o encerramento da empresa MLT no distrito.

Uma outra fonte de renda para o distrito é a prática de outras actividades econômicas forada agricultura como é o caso de comércio de produtos industrializados, infra-estruturas de restauração e hospedagem entre outros.

 Religião

O distrito é composto principalmente por pessoas da religião Cristã e Muçulmano, não existindo evidências de existência Ateus.

Educação

O distrito possuí dezenas de escolas primárias espalhadas em diversas comunidades e povoações das quais possui apenas duas escolas secundárias nomeadamente a ESAM e a ESGM.

Infelizmente é um dos distritos igual a outros da Província que não possui nenhuma instituição de formação técnico profissional e muito menos ensino superior.

Vias de acesso

Boa parte das vias de acesso encontram – se degradadas.  o distrito não possui nenhuma estrada pavimentada e muito menos asfaltada dificultando assim a circulação de pessoas e bens.

Língua predominante

Ignorando a língua oficial do país, boa parte das pessoas têm a língua Emakhua como língua materna. Sendo a Emakhua como a língua materna mais falada do distrito.

Arte e cultura

Olhando para a arte e a cultura do distrito,pode se dizer que é um dos que tem demonstrado o seu potêncial na divulgação e valorização da cultura da Província do Niassa principalmente com os músicos do distrito como o Back, Rafa e Ivan Pedro trabalhando arduamente no sentido de alavancar a situação da cultura que o distrito se encontra bem como a Província do Niassa no geral. O distrito não possuí nenhuma casa oficial de cultura para exposição das artes e cultura e poucas vezes se realizam eventos culturais no distrito aliadosa câmara de apoio aos realizadores e artistas em geral.

Água e saneamento

O distrito possuí dezenas de fontenarias espalhadas e possui um sistema de abastecimento de água potável que facilita no fornecimento de água potável ao moradores do distrito.

Como viajar para Maúa

Usando a cidade de Lichinga como ponto de partida, é possível entrar no distrito de Maúa através de dias rotas principais.

1. Lichinga – Mandimba – Cuamba – Metarica – Maúa ou

2. Lichinga – Chimbonila – Majune – Marrupa – Maúa

 Saúde

O distrito possuí um centro de saúde com a capacidade de atender às necessidades dos pacientes do distrito e outros postos de saúde espalhados ao longo do distrito. 

Restauração e hospedagem

Uma das curiosidades mais comuns por muita gente nova que visita uma determinada região tem a ver com alimentação bem como os lugares de repouso. Nesse sector, odistrito possuí algumas infra-estruturas de pequena dimensão para atender os visitantes que la visitam. 

Energia eléctrica

O distrito felizmente possuí a energia eléctrica da rede nacional de distribuição, porém, faltando a expansão para certos pontos do distrito onde ainda não tem acesso.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments