Sábado, Junho 22, 2024
InícioProvínciaNiassaOndas de cólera preocupam Executivo do Niassa

Ondas de cólera preocupam Executivo do Niassa

Ondas de cólera preocupam executivo do Niassa

A província de Niassa, região norte de Moçambique, tem sido assolado por ondas de cólera que tende a aumentar o número de casos.

Na presente época chuvosa, os primeiros casos da enfermidade na província, foram registrados principalmente no distrito de lago, fazendo com que o executivo do Niassa chefiado pela Governadora da Província se desloca-se de imediato para o distrito com o intuito de apurar de perto o que esta acontecendo.

Apesar das medidas tomadas pelo executivo a fim de travar a propagação da doença, nota – se um crescimento de casos notificados na província.

A fim de monitorar de perto, a Mãe da Província de Niassa, Elina Judite Massengele, está nas ruas de Niassa desde a passada sexta-feira (06/01) para visitas aos mercados da capital no âmbito da campanha de sensibilização contra a cólera.

A dirigente está bastante preocupada devido à persistência de casos de cólera, sobretudo nos distritos de Lago e Lichinga, embora assegurem que a taxa de mortalidade esteja a reduzir.

“Pedimos o envolvimento de toda população da província de Niassa no combate à doença, que requer um trabalho conjunto, através da adoção de medidas de prevenção individual e coletiva, dentre outras, o uso de sabão ou cinza para lavagem das mãos e consumo de água potável, tratada ou fervida” – aconselhou a dirigente da província.

É de referir que a Província de Niassa tem registado nos últimos dias um aumento de casos de Cólera, tendo como cumulativo 677 casos, distribuídos pelos distritos de LAGO, 376 casos com 06 óbitos e LICHINGA, 291 casos com 02 óbitos.

Adicionalmente, há aumento de casos de diarreia ainda sem confirmação de cólera nos distritos de MECANHELAS com 94 casos, onde foram colhidas 07 amostras biológicas e enviadas à Maputo para confirmação, SANGA com 52 casos, onde foram colhidas 05 amostras biológicas e enviadas à Maputo para confirmação e CHIMBUNILA com 07 casos.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments