Quarta-feira, Junho 12, 2024
InícioSociedadeNiassa realiza o 1º Simpósio sobre queimadas descontroladas -...

Niassa realiza o 1º Simpósio sobre queimadas descontroladas – 2023

Primeiro Simpósio Provincial Sobre Queimadas Descontroladas – Niassa 2023

TEMOS DE MELHORAR A ARTICULAÇÃO E COORDENAÇÃO PARA MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS NEGATIVOS DAS QUEIMADAS DESCONTROLADAS NA PROVÍNCIA

Disse a Chefe do Executivo do Niassa Elina Judite Massengele, na manhã desta segunda-feira (03/04) na Cidade de Lichinga, na abertura do Primeiro Simpósio Provincial Sobre Queimadas Descontroladas – Niassa 2023.

A Província do Niassa é a maior, a mais extensa, e a menos povoada de Moçambique e 77% do território é coberto de consideráveis quantidades de recursos florestais e faunísticos importantes para o nosso Desenvolvimento Sustentável. Porém, como temos assistido, as queimadas descontroladas, e outras acções antrópicas, tal como, a agricultura itinerante e a caça furtiva, estão a destruir os nossos recursos florestais e faunísticos, contribuindo, também para a degradação da nossa rica biodiversidade” – disse Massengele.

A dirigente, disse ainda que a realização do simpósio é pela necessidade de melhorar a articulação e coordenação dos diversos actores que directa e indirectamente desenvolvem ações para diminuição do índice das queimadas descontroladas na Província.

“E nós, como executivos, nos comprometemos em continuar com as acções de sensibilização das comunidades locais para a prevenção e combate às queimadas descontroladas, incluindo os seus efeitos negativos” – acrescentou.

Massengele, terminou reiterando o compromisso do seu executivo de continuar a envidar esforços para que a Província consiga desenvolver um sistema de gestão integrada de queimadas descontroladas que integre, fortalece e consolide actividades de investigação, educação cívica e monitoramento para diminuir os impactos das queimadas descontroladas.

O Primeiro Simpósio Provincial Sobre Queimadas Descontroladas – Niassa 2023, teve a duração de um dia, e participam deste, administradores distritais, parceiros e a sociedade civil, para além de autoridades comunitárias e religiosas.

CEP Niassa como fonte

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments