ππππ πππ πππππΓππ ππ πππππ ππππππππππππππ ππ πππππππ πΓπ πππππππ ππππ ππππππ ππππΓπππ CONDIGNA
Por CEP – Niassa
Trata-se da Escola PrimΓ‘ria de Luchimua II, localizada na Localidade de Muenhehere, Posto Administrativo de Mitande, Distrito de Mandimba, na ProvΓncia do Niassa, que foi inaugurada e entregue oficialmente, nesta terΓ§a-feira, (23/05), pela governadora do Niassa, Elina Judite Massengele.
A mesma foi construΓda de raiz e foi orΓ§ado em pouco mais de 11 milhΓ΅es de meticais, inserida no Γ’mbito do pacote dos programas de responsabilidade social da MoΓ§ambique Leaf Tobacco Limitada (MLT).
“Acabamos hoje de cumprir com uma das nossas promessas eleitorais, que foi a de colocar mais escolas ao nΓvel do Distrito de Mandimba. E nΓ£o paramos por aqui, iremos continuar a envidar esforΓ§os no sentido de cumprir, por completo, com o nosso Plano Quinquenal do Governo 2020/2024 para sector da educação e, atΓ© 2024, iremos continuar com a promoção de um sistema educacional inclusivo, eficaz e eficiente, atravΓ©s da melhoria das condiçáes e ambiente de aprendizagem no ensino primΓ‘rio e secundΓ‘rio com vista a aquisição de competΓͺncias. DaΓ que a nossa expectativa com entrega desta nova infra-estrutura, Γ© que cada um dos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem, quer seja aluno, professor, pai e encarregado de educação, deve se comprometer e engajar-se na conservação para que venha servir tambΓ©m as geraçáes vindourasβ – disse a Governadora Massengele na ocasiΓ£o.
Por seu turno, ClΓ‘udio Ferreira, Director da Agronomia da MLT, esclareceu que a doação insere-se no Γ’mbito do atendimento do programa de responsabilidade social da empresa, βe para a materialização do presente programa, a empresa desenvolveu um inquΓ©rito para apuramento das localidades do distrito cujo detΓ©m de um maior nΓΊmero de produtores da cultura de tabaco, e que tem seus filhos com idade prΓ©-escolar a estudar nas Escolas PrimΓ‘rias destas localidades onde a empresa opera, daΓ a escolha desta comunidadeβ – lΓͺ-se na mensagem.
No mesmo contexto, o oficial provincial de relaçáes institucionais da MLT, Lda, Edgar Muthambe, explicou que a empresa conta com um total de 32.480 produtores de tabaco ao nΓvel do Niassa, “e de forma especΓfica o Posto Administrativo de Mitande, contamos com 4.147 produtores, e a empresa prevΓͺ um volume de compra para a presente campanha em ton/kg um total de 16.526.216, suportado por um capital de crΓ©dito ao produtor de 1.230.076.667,98 Meticais”.
Na ocasião a população, não só agradeceu os esforços empreendidos pelo Governo em parceria com a MLT, pela construção da escola, alocação de carteiras, bloco administrativo, sanitÑrios e um furo de Ñgua, também, pedem a electrificação da escola através do sistema de painéis solares, reabilitação da estrada Mitande a sede de Munhehere e alocação de uma antena de telefonia.