Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioNotíciaNiassa expande o serviço de internet grátis para mais distritos

Niassa expande o serviço de internet grátis para mais distritos

NIASSA CADA VEZ MAIS DIGITAL: DOS 15 SITES DIGITAIS, MAIS DE 50% (7) JÁ FUNCIONAM, GARATINDO, ASSIM, MAIOR ACESSO GRÁTIS À INTERNET POE PARTE DA POPULAÇÃO

A informação foi dada a conhecer nesta terça-feira, (15/6) aquando da realização da IX Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial do Niassa.
Mais de 50% dos distritos com acesso a internet.


O Fundo de Serviço de Acesso Universal –  FISAU, já financiou 15 sites de Telecomunicações e 7 praças digitais já estão em funcionamento nomeadamente:
Em Mandimba ;
1. Escola Secundária Samora Machel;
2. Futuro Jardim Municipal; e
3. Mercado de Mandimba;
Em Cuamba :
1. Jardim Municipal de Cuamba;
Em Marrupa :
1. Jardim Infantil de Marrupa;
Em Metangula :
1. Praça dos Heróis de Metangula;
Em Lichinga:
1. Praça da Liberdade de Lichinga.
De acordo com o documento, está previsto para o presente ano a implantação e funcionamento do projecto nos distritos de: Nipepe ; Muembe ;
 Mecanhelas ;  Chimbunila; Majune e Sanga.

PROJECTO DE TELEVISÃO DIGITAL POR SATÉLITE À 1000 ALDEIAS EM MOÇAMBIQUE

No âmbito da cobertura da telefonia, o documento referente que o projecto já cobriu em 100% ao nível dos distritos da Província do Niassa; 97% de cobertura para os Postos Administrativos; e 74% para as Localidades.

Para o presente Quinquénio 2020/2024, o projecto prevê a expansão da rede de telefonia móvel para as localidades sem cobertura.

Assim como a implementação e expansão dos serviços 4G para alguns distritos e Postos Administrativos, incluindo a montagem do sistema de monitoria da qualidade de serviço de telecomunicações.

O PROJECTO 1.000 ALDEIAS

Refira-se que essas realizações enquadram-se no âmbito do projecto de 1000 Aldeias, que visa disponibilizar o sinal de televisão aos locais, onde a população não estaria coberta pela televisão digital terrestre, no âmbito do processo de Migração Digital.
Projecto este que foi lançado pela instalação da televisão digital por satélite em todo País que se executou em duas fases, sendo que a primeira que teve lugar em 2018, a Província do Niassa beneficiou-se com 28 aldeias e 51 aldeias no presente ano.

Segundo o documento, as aldeias ou povoados que beneficiaram do projecto satisfizeram as pré condições básicas para o efeito, com excepção dos locais públicos que beneficiaram de kits completos.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments