Domingo, Abril 21, 2024
InícioGovernaçãoNiassa é exemplo de equidade de género e identidade cultural no...

Niassa é exemplo de equidade de género e identidade cultural no país

NIASSA É EXEMPLO DE EQUIDADE DE GÉNERO E IDENTIDADE CULTURAL NO PAÍS

Disse a Governadora da Província do Niassa Elina Judite Massengele, neste esta sexta-feira (07/04) na Cidade de Lichinga, aquando da celebração do Dia Da Mulher Moçambicana, cujo lema é “Inclusão Digital, Inovação e Tecnologia para a Promoção da Igualdade de Género”,
que coincide com o relançamento do XI Festival Nacional da Cultura, que se realiza em Maputo no presente ano, cujo lema é “cultura a força que une, a nação rumo ao desenvolvimento”.

“O lema do 07 de Abril remete-nos à desafios para empoderamento e equidade de gênero, nesta era digital, caracterizada por inovações tecnológicas. A título de exemplo, em relação a este quesito, a nossa Província é dirigida por duas mulheres, para além de uma lista enorme de mulheres que assumem cargos de chefia e de direcção” – disse a Governa dorado Niassa.

Massengele, disse ser espectativas do seu executivo que a celebração do 7de Abril, sirva de momento de reflexão sobre a luta com vista a uma maior inclusão, participação, emancipação e empoderamento da mulher.

“Através da erradicação do analfabetismo até a literacia digital e inovação tecnológica no seio das raparigas e mulheres, com vista ao alcance da meta 50/50 do princípio da igualdade de género, condição indispensável para a consolidação do sistema democrático e construção de uma sociedade mais justa e inclusiva” – disse a dirigente na ocasião.

Em relação ao relançamento do XI Festival Nacional da Cultura, a Chefe do Executivo do Niassa, disse ser uma acção aprimorada pelo Governo de Moçambique desde os princípios da nossa história, cujo objectivo é de consolidar a identidade cultural, celebrar a exaltação da cultura moçambicana através da rica diversidade das tradições culturais milenárias que o País ostenta” – acrescentou a dirigente.

Ainda em relação a cultura, Massengele ser preciso se preservar e desenvolver as artes, cultura e tradições das diferentes comunidades moçambicanas, bem como, resgatar as expressões culturais em vias de extinção, colocando-o ao serviço da sociedade e do processo moçambicano.

É de referir que a celebração da data teve dois momentos, que foram a deposição de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos a depois a cerimónias centrais no pavilhão dos Desportos da Cidade de Lichinga.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments