Domingo, Julho 14, 2024
InícioEconomiaNiassa arrecada 46,2 Mil Milhões de Meticais no 3º Trimestre de 2023

Niassa arrecada 46,2 Mil Milhões de Meticais no 3º Trimestre de 2023

XVIII Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial.

CONSELHO EXECUTIVO PROVINCIAL DO NIASSA ALCANÇA UMA PRODUÇÃO GLOBAL DE 46,2 MIL MILHÕES DE METICAIS, REPRESENTANDO UMA REALIZAÇÃO DE 92,8% E CRESCIMENTO DE 4,2% NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023

A informação foi revelada nesta terça-feira (07/11) na Cidade de Lichinga, Província do Niassa, pelo Director Provincial do Plano e Finanças, Francisco Guerra, na XVIII Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial.

Elina Judite Massengele - Governadora da Província de Niassa

Elina Judite Massengele – Governadora da Província de Niassa

No geral, a avaliação do desempenho do Conselho Executivo Provincial referente aos últimos nove meses de 2023 é aceitável, ao alcançar a cifra de 79,3% em relação ao terceiro trimestre e 62,9% em relação ao ano. E quanto a produção global, foi alcançada a produção de 46,2 mil milhões de meticais dos 49,8 mil milhões planificados contra 44,4 mil milhões alcançados em igual período de 2022, representando uma realização de 92,8% e um crescimento de 4,2%” – afirmou a director guerra.

Ainda na sessão, o órgão tomou conhecimento que na presente época chuvosa 2023/24, espera-se um aumento considerável do volume de escoamento em quase todas bacias hidrográficas que drenam na Província de Niassa, podendo contribuir na subida dos níveis hidrométricos dos cursos de água com destaque para: Lichinga, Mandimba, Majune, Mecula, Cuamba, Mecanhelas e Lago.

Para a presente época chuvosa, a ARA-Norte, IP elaborou um Plano de Contingência avaliado em cerca de 764.367,60MT (Setecentos sessenta e quatro mil, Trezentos sessenta e sete meticais e Sessenta centavos), para cobrir as acções prioritárias a serem realizadas com vista a mitigar efeitos negativos que possam resultar da subida dos níveis hidrométricos nas bacias hidrográficas do Rovuma, Messalo (Marrupa), Lúrio e Zambeze (Lago)”.

É de referir que nesta XVIII Sessão Ordinária do CEP, o órgão, também, apreciou o informe sobre o grau de preparação para a realização dos Exames Finais 2023. Tendo o sector da educação garantido que “de acordo com o planificado, o Grau de Preparação dos Exames Finais 2023, é satisfatório. O que significa que a Província está preparada para realizar os Exames do ano 2023”.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments