Sábado, Junho 22, 2024
InícioEconomiaMECANHELAS APRESENTA PUBLICAMENTE OS BOLSEIROS DO PROGRAMA EMPREGA NA COMPONENTE ACREDITA EMPREGA

MECANHELAS APRESENTA PUBLICAMENTE OS BOLSEIROS DO PROGRAMA EMPREGA NA COMPONENTE ACREDITA EMPREGA

JOVENS PRONTOS PARA RECEBER A FORMAÇÃO DO PROGRAMA EMPREGAM

Decorreu na manhã desta Sexta – feira, 25 de Agosto, a apresentação pública dos jovens apurados ao Programa Emprega na Componente Acredita Emprega.

Na ocasião, o Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia Xavier Renade mostrou – se satisfeito pela massiva aderência da camada juvenil ao programa.

ʺO programa visa alavancar a economia do país, da província e do distrito. Assim sendo, o valor de 65.000 MT não é reembolsável não significando que é para uso em fins que não agreguem valor. O valor máximo será de 1.500.000 MT dai que pedimos aos nossos jovens para que criem receitas, riquezas e empregue mais jovens ˮ. Avançou o Director na ocasião.

Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia Xavier Renade

A formação dos bolseiros, não será penas localmente no Distrito de Mecanhelas mais sim em outros cantos do país. Dai que o Director teceu o seu apelo aos jovens para maior responsabilidade na formação de modo que o distrito tenha maior número de jovens prontos e activos em matérias de gestão de negócios para que num futuro próximo o distrito tenha empresários através desse programa.

Outrossim, o Director sensibilizou aos presentes que o Programa Meu Kit Meu Emprego tem a prorrogativa de desapropriar os jovens que não fazem o uso devido dos KITs recebidos. Assim sendo, o CDJ tem o direito de retirar o kit e dar outros jovens para o bom uso.

Por seu turno, Leonardo Sefu, Secretário Permanente do Distrito de Mecanhelas, dirigindo – se aos presentes abordou sobre a importância do Programa bem como avançou o esforço levado acabo pelo Governo com vista a garantir a empregabilidade da juventude no país.

ʺ o Programa EMPREGA tem como objectivo aumentar a criação de oportunidades de emprego formal, em resposta às estimativas que indicam que 17% do emprego em Moçambique é constituído por empregos assalariados e cerca de 21% dos jovens urbanos estão desempregados, enquanto nas zonas periférico-urbanas e rurais os jovens tendem a estar em actividades menos produtivas. Assim sendo, a componente Acredita Emprega, em particular, visa apoiar jovens empreendedores a criar e desenvolver seus próprios negócios ˮ. Frisou o Secretário Permanente do Distrito.

De salientar que Para o distrito de Mecanhelas, dos mais de 300 candidatos, 198 foram seleccionados para a formação.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments