Sábado, Março 2, 2024
InícioPolíticaGovernação: Autarcas tomam posse em 7 de Fevereiro

Governação: Autarcas tomam posse em 7 de Fevereiro

MUNICIPIO: Autarcas tomam posse em 7 de Fevereiro

Segundo escreve a DW, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique propôs para 7 de fevereiro a tomada de posse dos autarcas dos 65 municípios eleitos nas sextas eleições autárquicas, 60 dos quais serão liderados pela FRELIMO.

Segundo a deliberação daquele órgão eleitoral, a data proposta, única para todos os municípios, é para investidura dos membros das Assembleias Autárquicas e do presidente do Conselho Autárquico eleitos nas 65 autarquias nas eleições de 11 de outubro, repetidas por ordem do Conselho Constitucional (CC) devido a irregularidades em quatro municípios em 10 de dezembro.

O CC moçambicano proclamou, no dia 24 de novembro, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) como vencedora das eleições autárquicas de 11 de outubro em 56 municípios, contra os anteriores 64 anunciados pela CNE, mas mandou repetir eleições em outros quatro, num processo fortemente contestado pela oposição, sociedade civil e organizações não-governamentais.

repetição da votação decorreu no dia 10 de dezembro em 18 mesas de Nacala-Porto (província de Nampula), três de Milange e 13 de Gurúè (Zambézia) e na totalidade das 41 mesas de Marromeu (Sofala), quatro municípios em que o processo eleitoral não foi validado pelo CC, devido a irregularidades, e deu a vitória em todas à Frelimo.

Nestas sextas eleições autárquicas, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM, segundo maior partido da oposição) conseguiu manter a liderança na cidade da Beira. Já a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO, maior partido da oposição), venceu oficialmente em quatro – apesar de contestar os restantes resultados, alegando “megafraude eleitoral” e reclamando vitória nas maiores cidades do país -, metade das que tinha no mandato anterior (oito), então num total de 53 municípios.

Deputado da RENAMO será embaixador de Moçambique na Árgélia

CULTURAMOZ

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments