Sexta-feira, Julho 19, 2024
InícioNotíciaDesinformação causa desistência escolar em Mecanhelas

Desinformação causa desistência escolar em Mecanhelas

Alunos do ensino primário abandonam escola nas localidades de Entre Lagos, Chissaua e Malaia em Mecanhelas.

Foi no ano 2019 que os primeiros causos de Covid-19 fora notificados na Ásia concretamente na China. Meses depois, a Covid-19 passou de um simples surto para uma pandemia global afetando todos países até em 2021. Face a questão, diversos líderes governamentais bem como outras entidades privadas trabalharam arduamente no sentido de retardar o avanço da pandemia através da disponibilização de meios de combate e prevenção a pandemia.
A Província do Niassa, uma das menos afectadas com a pandemia, mostrou imparcialidade no combate a pandemia tendo resultado na retardação da propagação da doença que já fez milhões de afectados e outro milhões de óbitos. Porém, com o surgimento da vacina, mostrou uma esperança a diversas pessoas de a vida voltar a normalidade. 
O distrito de Mecanhelas, um dos afetados pela pandemia porém com poucos causos activos (ou inexistentes), trouxe um outro problema que é a desistência Escolar principalmente no ensino primário nas escolas dos povoados próximos ao vizinho Malawi.

A desistência deve-se ao facto de existirem certas pessoas que difunde falas informações sobre a má eficiência das vacinas contra Covid-19 fazendo com que os país impensam os seus filhos de irem a escola. Os números de desistência Escola são preocupantes. É comum hoje em dia passar nesses povoados de Entre Lagos, Chissaua e Malaia encontrar apenas metade do número dos alunos inscritos ou mesmo abaixo de um terço.


Um outro fato curioso, é a falta de observação das medidas de prevenção da pandemia que o distrito enfrenta principalmente em locais públicos como mercados. É comum ver pessoas circulando sem nenhuma proteção.

 A falta de atuação de entidades reguladoras das medidas fazem com que esses actos de desrespeito das medidas seja mais comum. Aliás, o relaxamento das medidas faz com que certas pessoas desacreditem a existência da pandemia o que ganha mais impacto com a desinformação causada por certas pessoas com fins desconhecidos.
A Covid-19 é uma realidade, cabe a nós tornar o fim dessa pandemia que traz inúmeras consequências a sociedade. 
O Governo e seus parceiros tem feito de tudo para impedir a propagação massiva doença bem como por o fim da mesma. porém, a concretização e materialização depende de nós. 
Juntos contra a Covid-19.

  • Lave às mãos com frequência;
  • Mantenha a distância recomendada;
  • Use máscara de proteção facial;
  • Em casos de dúvidas consulte a unidade sanitária mais próxima do seu povoado.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments