Quinta-feira, Junho 13, 2024
InícioEducaçãoAlunos afectados pelo terrorismo retomam as aulas consoante a segurança

Alunos afectados pelo terrorismo retomam as aulas consoante a segurança

A ministra da Educação e Desenvolvimento Humano diz que os alunos afectados pelo terrorismo vão retomar as aulas de forma faseada e que, em certas zonas, algumas escolas já foram reabertas. Carmelita Namashulua falava, hoje, aquando das celebrações do Dia do Acordo Geral de Paz.

O ano lectivo 2023 já começou a ser preparado, tendo-se iniciado, esta segunda-feira, as matrículas para os novos ingressos. Entretanto, várias crianças estão na condição de deslocadas, vítimas do terrorismo, e outras vivem em ambiente de insegurança.

A ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, diz que o sector está atento e deixa garantias.

“Em algumas zonas, os alunos já voltaram e esperamos reintegrar outros, tendo em conta que as aulas já se iniciaram. Onde há estabilidade, as aulas estão a decorrer, e é o que queremos assegurar”, revelou a ministra.

Carmelita Namashulua fala também de algumas mudanças introduzidas no âmbito da Lei do Sistema Nacional de Educação revista, com destaque para a passagem da sétima classe para o ensino secundário, sendo que alunos que passarem da sexta para a sétima classe e os que reprovarem nesta última classe estarão no secundário em 2023.

“No próximo ano lectivo, de acordo com a reforma feita na Lei, a 7.ª classe passa para o Ensino Secundário. Assim, todo o aluno que estiver nesta classe, em 2023, estará na secundária. Nós teremos aqueles que passam para a 7.ª classe e os reprovados na mesma classe. Isso não significa que tenham o direito de se beneficiar de passagem automática”, explicou.

No quadro da implementação da nova Lei do Sistema Nacional de Educação, 28 escolas primárias da Cidade de Maputo passarão a leccionar até à 9ª classe.

O PAÍS como fonte

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments