30 ANOS DO ACORDO GERAL DE PAZ
NIASSA VIVE HOJE UM CLIMA DE PAZ E É O DESTINO CERTO, FÉRTIL E SEGURO PARA VIVER, INVESTIR E FAZER NEGÓCIOS
Disse a Governadora de Província do Niassa, #Elina_Judite_Massengele, quando discursava na manhã desta terça-feira (04/10), minutos depois da deposição da coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos da Cidade de Lichinga, alusivo a celebração do 4 de Outubro, 30 anos após a assinatura do Acordo Geral de Paz.
“Hoje a população de Mecula já regressou as suas aldeias, dado ao clima de Paz e a melhoria das condições de segurança e de vida lá instaladas. A Província do Niassa no geral está vive num ambiente de Paz e Tranquilidade e continua ser um destino certo, fértil e seguro para se investir e fazer negócio, quer no agro_processamento, na indústria, bem como, no turismo” – disse a dirigente na ocasião.
Ainda na ocasião, a dirigente exortou a que se faça do dia 4, um dia de reflexão, individual e colectiva, de como cada um pode continuar a dar a sua contribuição para a conservação, preservação, promoção e difusão dos valores e da cultura de paz, em todas as esferas de sua influência, quer sejam elas, políticas, económicas e sociais na nossa Província.
Falando aos presentes no comício, a Chefe do Executivo do Niassa, garantiu que o seu executivo continuará a envidar esforços para mobilizar recursos de forma a que a Província do Niassa, continue a viver num clima de #Paz e #Harmonia, condição indispensável para a Consolidação do #Desenvolvimento_Sustentável da Província que dirige.
“Visto que passam, precisamente, 30 anos desde que em Roma, decidimos, como irmãos, tomar o caminho da concórdia e da convivência pacífica, pondo fim a um conflito que teve o País durante 16 anos. Pois, tomamos a consciência de que, só com um País em Paz, é que podemos edificar um Estado de Direito Democrático, que garanta o bem-estar de todos os seus filhos.” – frisou #Elina_Judite_Massengele, a primeira governadora-eleita na história da Província do Niassa.
É de referir que o acordo de Paz foi assinado na Cidade de Roma, entre o Governo e Renamo, tendo trazido a Paz, o bem-comum mais precioso e de dimensão imensurável que Moçambique possui.
CEP – Niassa como fonte